Quem paga a alienação do veículo?

Perguntado por: rhipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 17 votos

Na prática funciona desta forma: você não possui o valor total para comprar um veículo, então a instituição está comprando o carro para você comprador final, e assim, você, o comprador assume as parcelas e paga à instituição com os devidos juros pré estabelecidos, e em caso do não pagamento, a instituição tem o carro ...

A responsabilidade para o pagamento dessa taxa é do novo proprietário do veículo, ou seja, aquele que está adquirindo o mesmo por meio do financiamento. No entanto, o valor da taxa pode variar de acordo com cada estado, sendo necessária uma consulta ao órgão para verificá-la.

Por que você precisa pagar a taxa? A taxa de alienação marca o fim do processo de compra de um veículo, seja por leasing, consórcio ou financiamento. Na prática, em qualquer uma dessas modalidades de aquisição, você ainda não é proprietário até que quite a última parcela.

Você pode alienar o veículo e conseguir até 90% do valor total dele, com taxas a partir de 1,49% ao mês. O prazo para quitar chega a 60 meses e as parcelas se iniciam em apenas R$ 151/mês.. Se quiser, é possível fazer uma simulação de empréstimo agora mesmo.

A Alienação fiduciária ocorre quando um comprador adquire um veículo a crédito. O comprador torna-se possuidor direto e depositário do veículo, isto é, fica com todas as responsabilidades e encargos civis e penais. Para possuir o bem definitivamente, o comprador deverá quitar a dívida.

A alienação fiduciária de veículo funciona da mesma forma da convencional. Neste tipo de alienação, o comprador recebe um empréstimo da instituição financeira para comprar um veículo e dessa maneira, a instituição mantém a propriedade do carro como garantia do pagamento do financiamento.

Sabe quando você financia um veículo e ele mesmo é dado como garantia para o banco ou financeira? Pois é, enquanto você não termina de pagar o empréstimo, ele é um carro alienado. Isso significa que o banco pode retomar o bem caso você deixe de pagar as parcelas combinadas.

Na Reserva de Domínio, instituições financeiras não são envolvidas. A negociação do veículo é feita diretamente entre comprador e vendedor, na qual muitas vezes o comprador assume a dívida do gravame – financiamento – do veículo do vendedor.

Para retirar a alienação fiduciária de um bem, é necessário quitar completamente a dívida que originou a garantia fiduciária. Assim que o pagamento é feito, o credor é obrigado a providenciar a baixa da alienação fiduciária, ou seja, a transferência da propriedade do bem para o devedor.

Para saber, basta ter o serial da placa do veículo e o número do Renavam, que fica no documento do automóvel. Depois, é só acessar a página do Detran do estado onde o carro foi emplacado e inserir os dados necessários.

30 dias

O prazo é de 30 dias após a inclusão do gravame — e após essa data, o proprietário está sujeito a multa, cujo valor é definido pelo Detran da região. O que o contrato define é que o veículo é seu, mas ele está alienado — ou seja, é uma garantia de que você pagará corretamente as parcelas até o fim.