Qual é o crime mais grave do Brasil?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

São os crimes mais graves, ou seja, os crimes hediondos e os equiparados a eles, como: terrorismo, tortura e tráfico de drogas. O condenado por crime hediondo sofre uma série de restrições de direitos pela gravidade da prática realizada, como vedação de indulto, graça, fiança e liberdade provisória.

São considerados hediondos: tortura; tráfico de drogas; terrorismo; homicídio, quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente; homicídio qualificado; latrocínio; extorsão qualificada pela morte; extorsão mediante seqüestro e na forma qualificada; estupro; atentado ...

O que são delitos graves? Delitos graves são crimes extremamente graves, como os hediondos que envolvem violência e até mesmo premeditação. São considerados graves aqueles crimes com violência ou grave ameaça e até mesmo o roubo.

Pena de morte no Brasil é exceção à regra
Embora a pena de morte esteja proibida no Brasil em tempos de paz, alguns crimes específicos podem ser punidos com a pena capital em situações de guerra, conforme prevê o Código Penal Militar, no Livro II, intitulado "Dos Crimes Militares em Tempo de Guerra".

Art. 155 - Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.

O homicídio de crianças é considerado o crime mais cruel e repugnante por várias culturas.

Suzane Von Richthofen faz parte de lista de sete assassinos mais conhecidos do país; relembre os casos

  • Bandido da Luz Vermelha - 1967.
  • Doca Street - 1976.
  • Maníaco do Parque - 1998.
  • Suzane von Richthofen - 2002.
  • Casal Nardoni - 2008.
  • Matsunaga - 2012.
  • O serial Killer brasileiro - 2021.

Crimes como dirigir sem habilitação ou estacionar em local proibido. Esses crimes geralmente resultam em multas e penalidades administrativas, mas não levam a prisão.

Contravenção (mais leve) – prisão simples até 5 anos; apenas ação penal incondicionada; tentativa não é punível. Ambos são infrações penais, ou seja, de maneira geral, não seria errado classificá-los como crimes, pois não há diferença substancial entre os conceitos.

Há ainda os custos com a manutenção das instalações de execução e os demais custos com o sustento dos acusados. Todos essas despesas aumentam, segundo diversos estudos reunidos pela DPCI, em cerca de $ 1 milhão de dólares, ou mais, os gastos com julgamentos de casos em que a pena de morte é arbitrada.

No Brasil, a última aplicação da pena de morte ocorreu em 1876, e a prática foi abolida com a Proclamação da República, em 1889. +Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente. Escolha a sua Newsletter favorita do Terra. Clique aqui!

d. Desertor - o militar que se ausentar, sem licença, da Unidade em que serve, ou do lugar em que deva permanecer, por mais de 8 (oito) dias (art 187 do Código Penal Militar); pena de detenção de 6 (seis ) meses a 2 (dois) anos.