Quem faz a alienação do veículo?

Perguntado por: imello . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 3 votos

A alienação de veículo é normalmente feita com o CDC (Crédito Direto ao Consumidor), sendo uma das modalidades mais comuns de financiamento de carro, onde o comprador solicita um empréstimo para a instituição, esta que disponibiliza após a aprovação dos documentos do comprador o crédito no valor do veículo, assim o ...

A alienação fiduciária de veículo funciona da mesma forma da convencional. Neste tipo de alienação, o comprador recebe um empréstimo da instituição financeira para comprar um veículo e dessa maneira, a instituição mantém a propriedade do carro como garantia do pagamento do financiamento.

A alienação fiduciária é uma forma de garantia de pagamento de uma dívida. Por ela, o devedor transfere a propriedade de certo bem (aliena) ao credor. No prazo para pagamento, o bem é juridicamente pertencente ao credor. Paga a dívida, o bem volta a ser exclusivamente do ex-devedor.

30 dias

O prazo é de 30 dias após a inclusão do gravame — e após essa data, o proprietário está sujeito a multa, cujo valor é definido pelo Detran da região. O que o contrato define é que o veículo é seu, mas ele está alienado — ou seja, é uma garantia de que você pagará corretamente as parcelas até o fim.

O que nem todo mundo sabe é que qualquer pessoa, física ou jurídica, pode ser credora ou devedora em um contrato desse tipo. Mesmo duas pessoas físicas podem elaborar um contrato de alienação fiduciária para garantir o pagamento de um empréstimo simples, por exemplo, pois esse mecanismo jurídico é acessível para todos.

Documentos necessários

  1. CRV - Certificado de Registro de Veículo. Original.
  2. Carteira de Identidade. Apresentar o original - pode ser substituída por qualquer documento de identificação oficial (com foto), tais como: ...
  3. CPF - Cadastro de Pessoa Física. Apresentar o original.
  4. Comprovante de Residência. ...
  5. Laudo de Vistoria.

Você pode alienar o veículo e conseguir até 90% do valor total dele, com taxas a partir de 1,49% ao mês.

Uma alienação de imóveis envolve o contrato entre um cliente e uma instituição financeira para financiar a compra de um bem. No entanto, deve-se notar que, enquanto a dívida não é paga integralmente, o comprador tem apenas a posse do imóvel, que serve como garantia de pagamento.

Por que você precisa pagar a taxa? A taxa de alienação marca o fim do processo de compra de um veículo, seja por leasing, consórcio ou financiamento. Na prática, em qualquer uma dessas modalidades de aquisição, você ainda não é proprietário até que quite a última parcela.

Na situação onde o devedor é inadimplente, as leis específicas protegem o credor da perda de dinheiro. Caso o devedor deixe de pagar o valor devido ou atrase as parcelas, o credor deve notificar o devedor sobre a inadimplência através de uma intimação.

O primeiro passo ao fazer a transferência de um carro alienado deve ser, então, procurar a instituição responsável pelo financiamiento e checar se o novo dono está apto a continuar a pagar o carro em parcelas. Se o banco aprovar o crédito, um novo contrato é realizado.

Após a quitação de um financiamento de carro ou imóvel é necessário registrar o termo da quitação, concedido pelo banco, no cartório. Dessa forma, o devedor formaliza que é o atual proprietário do bem, antes alienado ao banco.