Como devemos evitar a alienação?

Perguntado por: lgoncalves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 4 votos

Assim como a Parentalidade Positiva, a coparentalidade cooperativa pode evitar a Alienação Parental quando desenvolvida após a separação ou divórcio, na medida em que tal prática evita que um dos genitores seja distanciado da rotina dos filhos.

O principal para se evitar a alienação é sempre prezar pelo respeito entre as pessoas envolvidas. Levando em conta assim, a saúde mental, física e bem-estar dos pais ou responsáveis e, em especial, dos filhos.

Para o filósofo alemão Karl Marx, a alienação é uma espécie de mecanismo social capaz de deslocar o trabalhador do seu lugar de produtor para o de consumidor. Assim, o trabalhador deixa de se identificar com o produto final que constrói, sem o reconhecer. E abandona a ideia de que o que foi produzido lhe pertence.

No sentido filosófico, entende-se por alienação o processo ou estado em que algo ou alguém é ou se converte em um indivíduo estranho para si próprio (distante, desconhecido ou alheio, por exemplo). A pessoa perde a real noção de sua de identidade e de seu valor como indivíduo.

Um dos riscos significativos da alienação fiduciária é exatamente o fator que torna essa modalidade economicamente vantajosa para o devedor: o fato de que o bem alienado como garantia do pagamento não pertence ao devedor, mas sim ao credor.

Assim, a alienação pode ser classificada em diversos tipos dos quais se destacam: Alienação Social. Alienação Cultural. Alienação Econômica.

As três grandes formas da alienação (social, econômica e intelectual) são a causa do surgimento, da implantação e do fortalecimento da ideologia (CHAUÍ, 2000). Portanto, observa-se que a alienação se exprime numa “teoria” do conhecimento espontânea, formando o senso comum da sociedade.

A alienação social é resultado da separação entre trabalho e capital, quando o homem que trabalha torna-se estranho ao produto de seu trabalho. Seu caráter não é apenas descritivo, mas também prescritivo, pois contém em si mesmo um apelo em favor de uma modificação revolucionária do mundo (desalienação) (Idem.).

A alienação em Marx é entendida como a relação contraditória do trabalhador com o produto de seu trabalho e a relação do trabalhador ao ato de produção, um processo de objetivação, tornando o homem estranho a si mesmo, aos outros homens e ao ambiente em que vive: “A apropriação surge como alienação, e a alienação como ...

A alienação fiduciária é uma forma de garantia de pagamento de uma dívida. Por ela, o devedor transfere a propriedade de certo bem (aliena) ao credor. No prazo para pagamento, o bem é juridicamente pertencente ao credor. Paga a dívida, o bem volta a ser exclusivamente do ex-devedor.

Separação ou dissociação dos seres humanos de algum aspecto essencial de sua natureza ou da sociedade, muitas vezes resultando em sentimentos de impotência e desamparo.