Qual foi o castigo de Eva por ter desobedecido a Deus?

Perguntado por: usampaio . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Ao ser seduzida pela serpente, desobedeceu a ordem de Deus de não comer do fruto proibido e convenceu ao homem a fazer o mesmo ("Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi" ¾ Gênesis, 3, 12), condenando toda humanidade a ser exilada do Éden.

Um dia, Eva caiu perto da árvore proibida onde Satanás, na forma de uma serpente (cobra), tentou-a a comer de seu fruto (verso 1 do capítulo 3). A princípio, ela hesitou em comê-lo, sabendo que “Deus disse: 'Não comam do fruto da árvore que está no meio do jardim… ou morrerão'” (verso 3, NVT).

Quando Deus expulsou Eva do Paraíso, lançou-lhe uma maldição: “parirás em dor e ansiarás pelo teu homem; e ele te dominará” (Gênesis, 3:16).

Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido. Como Deus havia falado, eles se tornaram mortais. Eles e seus filhos estariam sujeitos a doença, a dor e à morte física. Devido à transgressão, Adão e Eva sofreram também a morte espiritual.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor. Não poderíamos nos desviar nem para a direita nem para a esquerda, e onde estamos?

Então adão quis culpar a Deus pela companheira que ele havia lhe dado (Gn 3:12). O pecado trouxe consequências individual e coletiva que se estendeu até nós. As principais consequências do pecado original são a morte (Rm 6:23) e o afastamento de Deus (Rm 3:23).

Em um momento de descontração com Adão, Eva se separa do homem e encontra uma serpente que a convence de que não haveria problemas caso ela pegasse um dos frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para comer. Então, ela pega um dos frutos e come.

Por instigação de Satã ou Samael, ou, segundo algumas versões, possuída por ele, a serpente persuadiu Eva a comer o fruto proibido e seduziu-a. Como castigo, suas mãos e pernas foram cortadas e ela teve de se arrastar sobre o seu ventre, todo alimento que comia sabia a pó, e tornou-se eterna inimiga do homem.

Adão culpou Eva por lhe dar o fruto, enquanto ela culpou a serpente por enganá-la (versos 12-13).

Apesar dos conselhos de Deus, Eva foi tentada por uma serpente má, que lhe disse que o fruto daquela grande árvore lhe permitiria compreender a diferença entre o bem e o mal. Eva pegou um pedaço de fruta da árvore proibida, comeu-o e ofereceu-o a Adão. Deus descobriu imediatamente a sua desobediência, e sofreu muito.