Qual foi a influência do Halloween no Brasil?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Em escolas de línguas há uma série de atividades voltadas a culturas de países que costumam festejar a data. Uma prática comum entre os brasileiros, além de festas a fantasia, são maratonas de filmes de terror para dar emoção a data.

O Halloween surgiu na Irlanda a partir de um festival celta chamado Samhain. Esse festival comemorava o fim do verão, o começo do no novo celta e as colheitas.

Historiadores apontam a origem do Halloween para um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, que significa “fim do verão”. O Samhain tinha a duração de três dias, iniciando em 31 de outubro, e era uma homenagem ao “Rei dos mortos”.

O Halloween tem suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. Seu nome deriva de "All Hallows' Eve". "Hallow" é um termo antigo para "santo", e "eve" é o mesmo que "véspera". O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, celebrado em 1º de novembro.

É possível formar cidadãos críticos e responsáveis quando eles conhecem a história e a cultura de outros países também. Ainda é provável que esses estudantes se tornem pessoas mais criativas. Além da melhoria no relacionamento interpessoal e da autoconfiança.

Aqui, esse dia é conhecido como Dia das Bruxas e também é marcado por festas nas quais as pessoas fantasiam-se de monstros, tais como vampiros e zumbis. Em alguns lugares do país, as pessoas reproduzem a tradição da distribuição de doces.

Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma celebração popular de culto aos mortos comemorada anualmente no dia 31 de outubro. O termo tem origem na expressão em inglês All Hallow's Eve ("Véspera de Todos os Santos"), pois é comemorado um dia antes do feriado de 01 de novembro.

O Halloween é originário de uma festa dos celtas chamada Samhain. Estudos realizados pelos historiadores apontam que o Halloween provavelmente surgiu de um festival praticado pelos celtas, povo que habitava as Ilhas Britânicas e que praticava uma religião pagã séculos antes da penetração do cristianismo na região.

Na Idade Média (séculos V e XV), a festa passou a se chamar Dia das Bruxas pela Igreja Católica, que considerava a comemoração um ato de heresia (anticristão). As pessoas que festejassem tal data eram perseguidas e condenadas às fogueiras pelo Tribunal da Inquisição.

Frases de Halloween

  • “Lembre-se que no conto de fadas também tem bruxas.”
  • “Solte a bruxa, livre-se dos fantasmas, sorria!”
  • “Para quem é bruxa, tudo é magia.”
  • “A vida é de quem sabe voar.”
  • “Quando eu era criança, queria ser uma princesa. Mas aí eu cresci e percebi que ser uma bruxa é muito mais divertido.”

Há símbolos que estão sempre presentes, porque remetem ao sombrio: abóboras com recortes, bruxas, vampiros, morcegos, aranhas, fantasmas, caveiras, gatos pretos, velas, zumbis, e as cores laranja, preto e roxo. As abóboras com velas acesas servem para iluminar o caminho dos mortos.

É uma “festa” importada que nada tem a ver com a nossa cultura e muito menos nada tem a ver com religiosidade ou mesmo com a fé. No primeiro olhar, entendemos que os princípios do Halloween não têm nenhuma sintonia como prática de fé e religiosidade, portanto são incompatíveis com a nossa confessionalidade.

Dia da Reforma Protestante. A data é celebrada pelos Luteranos, membros das igrejas cristãs que se originaram a partir da Reforma Protestante, iniciado por Martinho Lutero. No Brasil, os chamados evangélicos pertencem a uma ramificação da igreja cristã Protestante.

É uma contracção do termo inglês All Hallows' Eve, que significa Véspera do Dia de Todos-os-Santos, data comemorativa do calendário cristão. Embora existam várias teorias sobre a origem, a mais difundida aponta para o festival celta Samhain, celebrado na Irlanda, Escócia e Ilha de Man.