Como ter um momento de epifania?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Epifania consiste em três elementos: primeiro, abandonar velhos pensamento ineficientes (isto é, quebrando fixações mentais); segundo, formular novos e efetivos pensamentos (formar novas associações); e terceiro, experimentar a intensa emoção do 'Aha'.”

O que é Epifania:
Epifania significa aparição ou manifestação de algo, normalmente relacionado com o contexto espiritual e divino. Do ponto de vista filosófico, a epifania significa uma sensação profunda de realização, no sentido de compreender a essência das coisas.

O conceito é frequentemente usado para se referir a uma manifestação mística que profetas, bruxas, oráculos ou outras pessoas com supostas habilidades sobrenaturais podem interpretar. Na linguagem coloquial, as epifanias são revelações que os indivíduos têm em determinados momentos.

É uma palavra muito utilizada para referir um súbito pensamento inspirador e iluminado que promove a compreensão de alguma coisa. Exemplos: No dia 6 de janeiro é comemorada a Epifania de Jesus Cristo. Foi nesse dia que eu tive uma epifania e passei a entender o que estava realmente acontecendo.

Sabe aquele momento em que após muito observar ou pesquisar você tem aquele momento em que tudo parece fazer um sentido maior. Na literatura é chamado de epifania, na psicologia, insight.

APONTAMENTOS DE LITURGIA
O Tempo depois da Epifania começa a 14 de Janeiro e termina na Septuagésima. A data da Septuagésima varia com a da Páscoa: oscila entre 18 e Janeiro e 22 de Fevereiro, e pode situar-se entre o segundo e o sétimo Domingo depois da Epifania.

A palavra epifania é de origem grega e significa revelação, manifestação, uma teofania (uma aparição divina). Deus aparece e é visto pelo ser humano.

1 revelação, iluminação, inspiração, lampejo, sopro, visão, elã, centelha. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Manifestação divina: 2 manifestação, personificação, encarnação, incorporação, representação, teofania.

Segundo o dicionário da Porto Editora, com letra maiúscula, este substantivo feminino diz respeito a uma festa católica celebrada a 6 de janeiro, consagrada à comemoração do aparecimento dos Reis Magos, como ocasião da primeira manifestação de Cristo aos gentios. Trata-se, pois, do dia de Reis.

a existência da epifania, espécie de revelação na qual a personagem reconhece alguma verdade sobre si ou sobre o mundo.

Um exemplo de epifania na vida é quando após o término de um relacionamento amoroso, percebemos que conseguimos viver sem o ex, paramos de seguir os passos dele (a) nas redes sociais, de ligar implorado para reatar a relação, dentre outras atitudes destrutivas.

A Festa do Batismo do Senhor, no Domingo após a Epifania. Com ela termina o tempo do Natal. O Pai apresenta o Seu Filho: “Este é o Meu Filho amado, em Quem Eu Me comprazo!” (Mt 3,17). Com esta festa encerra-se o ciclo de festas da Manifestação do Senhor.