Qual fator de protetor solar usar na praia?

Perguntado por: aresende . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Usar protetor com FPS 30, no mínimo, e que tenha a proteção UVA também (indicada no rótulo do produto. Chegar na praia já protegido, em vez de aplicar o produto somente na areia.

A diferença entre 30 e 60 está na fluidez do vídeo.

É importante escolher produtos que sejam adequados para o seu tipo de pele. Caso ela seja oleosa, o ideal é utilizar protetores em gel ou que sejam “oil free”, ou seja, que não contam com óleo em sua composição. Para quem tem a pele muito clara, a dica é utilizar um filtro cujo fator seja no mínimo 50.

Protetor solar
Esse é o principal item que precisa estar na bolsa de praia, pois é ele que protege a sua pele de forma eficiente do excesso do sol. Com isso, você evita queimaduras — que, muitas vezes, podem ser graves — e o envelhecimento precoce da pele.

Fator 60 ou maior
Geralmente quanto mais forte o fator maior a concentração de ingredientes que melhoram a aderência dele na pele – isso protege mais nos mergulhos e quando você faz esportes.

O fator de proteção solar (FPS) deve ser, preferencialmente, de 50, porém, as pessoas mais morenas podem usar um índice menor, porque a pele mais escura confere uma proteção maior relativamente àquelas com peles mais claras.

Quanto tempo dura o FPS 60? Atualmente filtros de boa qualidade conseguem manter a pele protegida por até 8 horas”, esclareceu. Em 60 FPS os movimentos ficam mais realistas e isso faz com que a cena se pareça mais “rápida” em relação às gravadas em 30 FPS.

Para manter uma pele bonita e saudável, é necessário utilizar corretamente o filtro solar. O mínimo FPS aceitável é o fator 30.

Opte por protetores solares com amplo espectro, que protegem contra raios UVA e UVB. Verifique se o protetor solar é resistente à água e ao suor. Considere a textura do protetor solar, como loção, gel ou spray, para escolher o mais adequado para suas preferências e necessidades.

Protetor para o rosto
Para cuidar da pele na praia e mantê-la protegida, os protetores solares de rosto, como os oil free, são essenciais, pois deixam a pele menos oleosa. Mesmo que você utilize um chapéu ou um boné, os raios solares refletidos na areia também atingem a pele, então você não pode dispensar esse produto.

A curto prazo o que pode acontecer principalmente é a queimadura solar que quando acontece esporadicamente aumenta o risco de melanoma. A pele tende a ficar mais oleosa com a exposição solar o que pode gera discreta piora da acne nos dias subsequentes e também aumenta a chance de as lesões deixarem manchas.