Qual exame fazer para saber se tem DTM?

Perguntado por: vnascimento . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Um dos exames indicados para identificar a DTM é a tomografia.

A principal forma de identificar a disfunção é através de uma consulta e de exames e radiografias, como palpação da musculatura e da articulação e detecção de ruídos. A sensação de rosto cansado durante o dia; o desgaste dos dentes, estalos ao abrir a boca e vertigens também são indicativos da DTM.

Após a conclusão da palpação dos músculos, o profissional deve fazer o exame com a Articulação Temporomandibular em si. Essa análise consiste no mapeamento das funções da articulação, incluindo medição de abertura da boca, detecção da presença de ruídos ao movimentar a mandíbula e se há dor ao apalpar a articulação.

Qual profissional procurar? Ao perceber alguns dos sintomas supracitados, o cirurgião Buco Maxilo Facial deve ser acionado. Ele realizará o correto diagnóstico para detectar a disfunção por meio de exames clínicos e imaginológicos específicos, entre outros.

Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e ...

Assim como em qualquer outra outra articulação do corpo, se não tratada, a DTM pode causar dor progressiva, inchaços, deslocamento e em casos extremos, a fratura do disco, limitando o movimento da mandíbula e o bom funcionamento do sistema.

As principais causas dos problemas na mandíbula relacionados à DTM são: apertamento dos dentes relacionado a fatores emocionais como estresse e ansiedade, má oclusão, alterações posturais, hábitos parafuncionais, traumas na mandíbula, abertura bucal excessiva, doenças sistêmicas, entre outras.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

  1. 1- Abre e fecha. Um dos sintomas mais frequentes na vida de quem sofre com a DTM, é a dificuldade em abrir e fechar a boca, alguns ainda sentem dor e desconforto durante o movimento, para isso, segue o primeiro exercício. ...
  2. 2- Massagem. ...
  3. 3- Bochecho. ...
  4. 4- Falar em câmera lenta. ...
  5. 5- Alongamento. ...
  6. Avisos! ...
  7. Quem somos?

ATM se refere à articulação temporomandibular. Ela permite realizarmos os movimentos com a mandíbula, para falar, deglutir, mastigar, bocejar, entre outros. Temos duas ATMs, localizadas nas laterais da cabeça, à frente da entrada do ouvido. DTM não é uma parte do corpo, mas um conjunto de problemas que afetam a ATM.

Você pode fazer consultas e exames por um preço ainda mais acessível. E ainda pode adicionar mais 4 pessoas! Com o cartão dr. consulta esse exame sai pelo valor de R$335.

vertigens; – barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; – desgaste dental excessivo; – sensação de travar a mandíbula.

Ressonância magnética
Essa técnica é particularmente útil para visualizar o cérebro, a medula espinhal e os tecidos moles ao redor do tumor, incluindo vasos sanguíneos e nervos próximos.