Como massagear a DTM?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

Usando os dois dedos, anelar e médio, no sentido horário, abrindo e fechando a mandíbula devagar e espalhando a tensão no sentido auricular", explica. Repetindo os movimentos até 3 vezes por dia é possível sentir a diferença de um maxilar mais solto.

  1. 1- Abre e fecha. Um dos sintomas mais frequentes na vida de quem sofre com a DTM, é a dificuldade em abrir e fechar a boca, alguns ainda sentem dor e desconforto durante o movimento, para isso, segue o primeiro exercício. ...
  2. 2- Massagem. ...
  3. 3- Bochecho. ...
  4. 4- Falar em câmera lenta. ...
  5. 5- Alongamento. ...
  6. Avisos! ...
  7. Quem somos?

Faça uma leve pressão no local e realize círculos em sentido horário, enquanto abre e fecha a boca suavemente. * Compressas: aplique uma compressa quente na região mandibular por 15 minutos em cada lado. Na maioria das vezes, essa técnica traz grande conforto e relaxamento.

3.1. Principais formas de tratamento para DTM

  1. Acompanhamento psicológico;
  2. Compressas frias para controlar a dor durante crises;
  3. Cirurgia;
  4. Exercícios para relaxamento muscular;
  5. Fisioterapia;
  6. Medicamentos, principalmente anti-inflamatórios;
  7. Placas de mordida.

ATM: exercícios para ajudar a aliviar os incômodos dessa...

  1. Abrir e fechar a boca. Esse movimento pode ser um pouco complicado caso esteja com essa disfunção, entretanto, é importante fazer devagar para relaxar e alongar a mandíbula. ...
  2. Massagem. ...
  3. Movimentar as bochechas. ...
  4. Falar bem devagar.

Além disso, a dor também pode causar reações psicológicas, ou seja mais ansiedade e mais depressão. Resumindo o estresse, a ansiedade e a depressão pioram a DTM/dor.

Sintomas e causas da Disfunção Temporomandibular
Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face. A Disfunção pode vir acompanhada de uma crise de enxaqueca, o que causa uma dor maior e mais incômoda.

As principais causas dos problemas na mandíbula relacionados à DTM são: apertamento dos dentes relacionado a fatores emocionais como estresse e ansiedade, má oclusão, alterações posturais, hábitos parafuncionais, traumas na mandíbula, abertura bucal excessiva, doenças sistêmicas, entre outras.

Assim como em qualquer outra outra articulação do corpo, se não tratada, a DTM pode causar dor progressiva, inchaços, deslocamento e em casos extremos, a fratura do disco, limitando o movimento da mandíbula e o bom funcionamento do sistema.

Para dor articular recomenda-se anti-inflamatório Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas. e para dores de origem muscular e articular o Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas é o medicamento de escolha.

Dor, espasmos e fadiga são alguns sintomas graves da DTM. A disfunção da articulação temporomandibular, que faz a ligação dos ossos do ouvido aos da mandíbula, pode ser causada por diversos motivos, e os hábitos parafuncionais são alguns deles.

Como aliviar dor na mandíbula
Primeiro são recomendadas terapias simples e suaves: Dieta suave para acalmar a inflamação das articulações; Aprenda a alongar, relaxar ou massagear suavemente os músculos ao redor da mandíbula.

A Viscossuplementação
Quando injetado na ATM, o ácido hialurônico ajuda a preencher espaços vazios na articulação e aumentar a lubrificação. Desta forma, ajuda a reduzir a dor e a disfunção. O profissional realiza o procedimento no próprio consultório em menos de 15 minutos.

2) Terapia com calor ou frio: A aplicação de calor ou frio (termoterapia) na região da mandíbula pode proporcionar alívio da dor e redução da inflamação. Uma compressa quente pode ajudar a relaxar os músculos tensos, enquanto uma compressa fria pode reduzir a inflamação.

Os exercícios para a DTM incluem alongamentos, fortalecimento muscular, massagem e técnicas de relaxamento. Os exercícios de alongamento ajudam a aumentar a amplitude de movimento da mandíbula e a reduzir a tensão muscular.