Como é a tontura da DTM?

Perguntado por: ltavares . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Sim. É bastante frequente o relato desse sintoma em pacientes com DTM, assim como hipoacusia (perda parcial ou total da audição), tinido (sons/zumbido no ouvido), vertigens e tonturas (sensação de desequilíbrio). Normalmente é possível diagnosticar se são consequências de patologia local ou não.

Além disso, a Disfunção da ATM ainda pode causar dores de dente, tontura, dores de cabeça, de ouvido, problemas de audição e até mesmo dor no ombro.

Esse sintoma é considerado uma disfunção da trompa auditiva. Pacientes com DTM podem apresentar também esse mesmo sintoma, pela redução da ventilação e pressão no ouvido médio, provavelmente provocada pelo aumento do tônus do músculo pterigóide sobre a própria trompa.

Os sinais e sintomas mais comuns associados à DTM são: dor intra-articular, espasmo muscular, dor intra-articular combinada com espasmos musculares, dor reflexa e fechamento da mandíbula, dor irradiada na área temporal, massetérica ou infra-orbital; crepitação, dor ou zumbido no ouvido; dor irradia da no pescoço; dor ...

Por isso, a tomografia é indicada para identificar a DTM. Além disso, o exame também pode detectar outras alterações, como tumores, cistos e dentes que não estão aparentes na boca, aqueles que ainda não nasceram e talvez não tenham potencial para nascer.

A questão é que existe uma “falsa labirintite”. Ela acomete as pessoas portadoras de disfunções temporomandibulares (DTM), também conhecida como disfunções da articulação temporomandibular (ATM). Essa confusão acontece pelo fato dos sintomas serem semelhantes em ambas as situações.

A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses.

Faça o nosso teste para descobrir!

  1. 1- Abrir e fechar ajuda a alongar a mandíbula e diminui o DTM. ...
  2. 2- Massagem relaxa o maxilar de quem sofre com ATM. ...
  3. 3- Ponha as bochechas para trabalhar. ...
  4. 4- Falar mais devagar diminui a dor da ATM. ...
  5. 5- Boceje à vontade para alongar os músculos da ATM. ...
  6. Fique atento aos sinais da DTM!

vertigens; – barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; – desgaste dental excessivo; – sensação de travar a mandíbula.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e ...

As principais causas dos problemas na mandíbula relacionados à DTM são: apertamento dos dentes relacionado a fatores emocionais como estresse e ansiedade, má oclusão, alterações posturais, hábitos parafuncionais, traumas na mandíbula, abertura bucal excessiva, doenças sistêmicas, entre outras.

Assim como em qualquer outra outra articulação do corpo, se não tratada, a DTM pode causar dor progressiva, inchaços, deslocamento e em casos extremos, a fratura do disco, limitando o movimento da mandíbula e o bom funcionamento do sistema.

Mudança brusca no encaixe da mandíbula; Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca; Flacidez nos músculos dessa região; Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar.

Qual é o exame mais indicado para avaliar a ATM quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles? A ressonância magnética (RM) é o exame de eleição para o estudo da articulação temporomandibular (ATM) quando se deseja pesquisar anormalidades de tecidos moles(1).