Quem tem DTM pode fazer exercício físico?

Perguntado por: rbarros . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

Não recomendamos a prática dos exercícios em casos de dor intensa.

Além disso, a dor também pode causar reações psicológicas, ou seja mais ansiedade e mais depressão. Resumindo o estresse, a ansiedade e a depressão pioram a DTM/dor.

Os exercícios para a DTM incluem alongamentos, fortalecimento muscular, massagem e técnicas de relaxamento. Os exercícios de alongamento ajudam a aumentar a amplitude de movimento da mandíbula e a reduzir a tensão muscular.

3.1. Principais formas de tratamento para DTM

  1. Acompanhamento psicológico;
  2. Compressas frias para controlar a dor durante crises;
  3. Cirurgia;
  4. Exercícios para relaxamento muscular;
  5. Fisioterapia;
  6. Medicamentos, principalmente anti-inflamatórios;
  7. Placas de mordida.

Sendo assim, a DTM é o principal fator causador de desconforto crônico na cabeça e na face. Além disso, pode causar dores de ouvido, estalos e dores musculares. A tensão pode afetar pessoas de qualquer gênero, mas as mulheres adultas têm maior probabilidade de sofrer com ela.

Para os pacientes que possuem um quadro de DTM, hábitos como mastigação de alimentos duros pode acabar se tornando um grande problema. Além disso, essa disfunção está diretamente associada com o bruxismo, o ranger ou apertar dos dentes pode acabar causando traumas na articulação.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

Para dor articular recomenda-se anti-inflamatório Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas. e para dores de origem muscular e articular o Ibuprofeno 600mg de 8 em 8 horas é o medicamento de escolha.

  1. 1- Abre e fecha. Um dos sintomas mais frequentes na vida de quem sofre com a DTM, é a dificuldade em abrir e fechar a boca, alguns ainda sentem dor e desconforto durante o movimento, para isso, segue o primeiro exercício. ...
  2. 2- Massagem. ...
  3. 3- Bochecho. ...
  4. 4- Falar em câmera lenta. ...
  5. 5- Alongamento. ...
  6. Avisos! ...
  7. Quem somos?

Se paciente aponta para a região da bochecha ou têmporas (áreas que possuem músculos) vai ter o diagnóstico de DTM muscular. Quando é apontado para a articulação é definida como DTM articular.

A DTM acontece quando a musculatura fica tensa. Essa rigidez acaba causando dores na região orofacial, estalos, zumbidos e até travamento da mandíbula. Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses.

A Disfunção Temporo-Mandibular pode também apresentar sinais e sintomas oftalmológicos, como: dor no olho, fotofobia (incômodo com a claridade), escurecimento da visão, visão nublada, lacrimejamento, edema (inchaço) na pálpebra, sensação de queimação, etc.

Em muitos casos, a DTM ou dor orofacial é causada pelos hábitos em relação ao uso do maxilar. A própria falta de relaxamento pode piorar esse caso, então a fisioterapia é recomendada em quase todas as situações. Para diminuir os sintomas, são feitos exercícios localizados no pescoço, na face e na cabeça.

Mudança brusca no encaixe da mandíbula; Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca; Flacidez nos músculos dessa região; Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar.