O que é DTM no ouvido?
A DTM é uma distensão que afeta músculos e articulações da face. Por isso, o tratamento da dor de ouvido deve ser um tratamento multifatorial. A dor de ouvido da DTM é causada pela pressão que acontece entre a região mandibular e as estruturas auriculares.
O que a DTM pode causar no ouvido
Alterações na articulação temporomandibular e em músculos associados podem afetar essas vias e causar sintomas auditivos como o zumbido, dor no ouvido e a sensação de ouvido tapado, por exemplo.
Qual a principal causa da DTM
As principais causas dos problemas na mandíbula relacionados à DTM são: apertamento dos dentes relacionado a fatores emocionais como estresse e ansiedade, má oclusão, alterações posturais, hábitos parafuncionais, traumas na mandíbula, abertura bucal excessiva, doenças sistêmicas, entre outras.
Quando a DTM é grave
DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.
O que acontece se a DTM não for tratada
Assim como em qualquer outra outra articulação do corpo, se não tratada, a DTM pode causar dor progressiva, inchaços, deslocamento e em casos extremos, a fratura do disco, limitando o movimento da mandíbula e o bom funcionamento do sistema.
Como tratar DTM no ouvido
Para tratar a DTM, é possível fazer uso dos aparelhos intraorais do Sistema Myobrace®, junto à prática de exercícios miofuncionais. O objetivo desse tratamento é relaxar a musculatura da mandíbula e do pescoço, reduzindo a pressão na ATM e limitando o bruxismo (se for presente).
Que exame detecta DTM
Um dos exames indicados para identificar a DTM é a tomografia.
Como resolver DTM em casa
- 1- Abre e fecha. Um dos sintomas mais frequentes na vida de quem sofre com a DTM, é a dificuldade em abrir e fechar a boca, alguns ainda sentem dor e desconforto durante o movimento, para isso, segue o primeiro exercício. ...
- 2- Massagem. ...
- 3- Bochecho. ...
- 4- Falar em câmera lenta. ...
- 5- Alongamento. ...
- Avisos! ...
- Quem somos?
Como fica o rosto de quem tem DTM
Mudança brusca no encaixe da mandíbula; Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca; Flacidez nos músculos dessa região; Cansaço no rosto, principalmente ao mastigar.
Quais são os 3 tipos de DTM que podemos encontrar
Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e ...
Quando a DTM precisa de cirurgia
E em quais casos a cirurgia é indicada? Os principais casos de indicações clássicas de cirurgias de ATM incluem anquilose, que é a rigidez completa ou parcial da articulação e tumores.
Como saber se eu tenho DTM
A principal forma de identificar a disfunção é através de uma consulta e de exames e radiografias, como palpação da musculatura e da articulação e detecção de ruídos. A sensação de rosto cansado durante o dia; o desgaste dos dentes, estalos ao abrir a boca e vertigens também são indicativos da DTM.
Quantos dias dura a crise de DTM
Além disso, essa dor pode persistir por dias ou meses. Muitas das vezes, vem acompanhada de dores de cabeça constante, dor atrás dos olhos, nos ouvidos e até na face. A Disfunção pode vir acompanhada de uma crise de enxaqueca, o que causa uma dor maior e mais incômoda.