Como saber se a DTM e articular ou muscular?

Perguntado por: ealmada . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Se paciente aponta para a região da bochecha ou têmporas (áreas que possuem músculos) vai ter o diagnóstico de DTM muscular. Quando é apontado para a articulação é definida como DTM articular. O que esta sendo feito nada mais é que determinar a localização da dor.

Existem 3 tipos de DTM: Muscular (Ocorre quando a musculatura do sistema mastigatório sofre um excesso de tensão), a articular (Ocorre tanto por uma sobrecarga da articulação quanto por trauma ou doenças degenerativas, como artrite, osteoartrose e artrite reumatoide) e a mista (União dos distúrbios muculares e ...

Na muscular, você sente a dor conforme movimenta o músculo. Já na dor articular, muitas vezes é impossível completar o movimento., existe a impotência funcional que impede o movimento, o que não ocorre no caso muscular. No processo inflamatório é possível notar ainda a vermelhidão e o calor na região.

A disfunção temporomandibular (DTM) refere-se a desordens caracterizadas por dor na ATM, na região pré-auricular e nos músculos da mastigação e podem levar a limitação dos movimentos mandibulares, ruídos articulares, além da cefaléia e otalgia1,12.

Quais São os Tipos de DTM Que Existem?

  • DTM muscular. A DTM muscular ocorre quando há um tensionamento dos músculos mastigatórios. ...
  • DTM articular. A DTM articular ocorre quando há uma tensão na articulação propriamente dita. ...
  • DTM Mista. Este tipo é o que ocorre quando há uma tensão tanto no músculo quanto na articulação.

Se paciente aponta para a região da bochecha ou têmporas (áreas que possuem músculos) vai ter o diagnóstico de DTM muscular. Quando é apontado para a articulação é definida como DTM articular. O que esta sendo feito nada mais é que determinar a localização da dor.

No tratamento das desordens temporomandibulares (DTM) podem ser utilizados a termoterapia, como o calor superficial em região de face e cervical no caso de dor orofacial ou a crioterapia nos casos articulares, como deslocamento anterior do disco.

O principal sintoma de dor muscular é a dor ou incômodo em uma determinada região do corpo ou mesmo uma dor mais sistêmica e generalizada. A dor pode ser uma sensação de queimação e ardência ou de pontada no músculo, ou ainda uma sensação de peso no local, como se ele estivesse mais enrijecido ou sensível ao toque.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

Quando a dor é generalizada em uma região do corpo, e não em uma área específica, e ainda quando a limitação dos movimentos é leve, pode-se dizer que se trata de uma dor muscular comum. Mas, quando o incômodo persiste por mais de cinco dias, impedindo a volta às atividades físicas, cuidado: você pode estar lesionado.

Muito confundido com DTM (Disfunção Temporomandibular), o Bruxismo faz parte de um leque de possibilidades entre tantos hábitos nocivos, outros tais como roer unhas, morder canetas, mastigação unilateral, que também podem ser considerados hábitos capazes de somatizarem a sintomatologia da DTM (Disfunção ...

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.