Qual exame de sangue detecta cancer?

Perguntado por: . Última atualização: 29 de junho de 2023
4.3 / 5 9 votos

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

Tomografia computadorizada
É um exame de imagem usado para detectar vários tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, câncer de cólon e câncer de pâncreas. Durante o exame, um aparelho de raios-X é usado para criar imagens detalhadas.

Um nível de TSH elevado indica que a tireoide não está produzindo hormônios suficientes. Essa informação pode ser usada para decidir quais exames de imagem devem ser solicitados para uma avaliação inicial de um nódulo de tireoide. No entanto, o nível de TSH é geralmente normal no câncer de tireoide.

Entre os principais marcadores tumorais estão: AFP (alfafetoproteína); MCA (antígeno mucóide associado ao carcinoma); Cromogranina A; BTA (antígeno tumoral da bexiga); Telomerase; NMP22 (proteína da matriz nuclear); Cyfra 21.1; PAP (Fosfatase Ácida Prostática); CA 72.4; ß-HCG (gonadotrofina coriônica humana); CA 125; ...

Cansaço inexplicável e perda de energia. Hematomas frequentes. Sangramento anormal. Dor contínua.

A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.

Por isso, para diagnosticar um câncer, são necessários além dos exames de sangue, de imagem, biópsias, testes genéticos, exames endoscópicos e/ou, até mesmo, cirurgias. Neste artigo, mostramos quais exames de sangue ajudam a detectar os cânceres gastrointestinais, especificamente.

As células de alguns tumores da tireoide também produzem tireoglobulina. O tipo mais comum de tumor maligno da tireoide, os carcinomas bem-diferenciados (dentre os quais se apresentam os Carcinomas Papilíferos de os Carcinomas Foliculares) também são capazes de produzir tal substância.

TSH Alto: Sintomas para ficar atento

  • Cansaço;
  • Depressão;
  • Queda de cabelo;
  • Ganho de peso;
  • Dores musculares frequentes;
  • Lapsos de memória;
  • Intestino preso;
  • Colesterol alto.

Esse exame detecta a presença e a quantidade de anticorpos contra a proteína mais prevalente na tireoide – a tireoglobulina- e é útil no diagnóstico de tiroidites auto-imunes, como a de Hashimoto.

Os mais comuns são: PSA (antígeno prostático específico), que detecta a presença do câncer de próstata; CA 125, que sugere câncer de ovário; AFP, ou alfafetoproteína, visto que altos níveis da substância podem indicar câncer de fígado (embora os níveis também possam aumentar em algumas doenças benignas);