Qual estado brasileiro tem mais unidades de conservação?

Perguntado por: upaz . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Sendo que, apenas 0,3% do total de imóveis detêm 25% de toda a terra agrícola do Brasil e se concentram principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na região do Matopiba. O cenário conota a urgência do enfrentamento da desigualdade da distribuição da terra no país.

A maior unidade de conservação de floresta tropical do mundo nasce na calha norte do Amazonas: a Estação Ecológica Grão-Pará, com 4,2 milhões de hectares, desbanca o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, no Amapá, com 3,9 milhões.

O Brasil conta atualmente com um total de 2.446 UCs, entre unidades de nível federal, estadual e municipal, que cobrem cerca de 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas.

As unidades de conservação são espaços destinados à preservação ambiental. Com o intuito de preservar ambientes do patrimônio natural e cultural do Brasil, foi criada no ano 2000 a Lei Nacional N° 9.985. Conforme essa lei, a União, os estados e os municípios podem criar novas Unidades de Conservação.

PARNASO

O PARNASO é a Unidade de Conservação mais antiga, com maior estrutura e com maior capacidade operacional e de manejo da região. Apesar da importância para a conservação da biodiversidade, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos protege uma área muito pequena.

Parque Nacional do Itatiaia

Criado em 14 de junho de 1937 pelo Decreto no 1.173 do presidente Getúlio Vargas o Parque Nacional do Itatiaia (PNI) foi o primeiro Parque Nacional estabelecido no Brasil, sendo assim uma referência histórica para as Unidades de Conservação (UC) nacionais.

O SEUC prevê dois grupos de Unidades de Conservação: Proteção Integral e Desenvolvimento Sustentável.

Mata Atlântica

O domínio da Mata Atlântica é provavelmente a região com o maior número de unidades de conservação na América Latina, entretanto, esses números grandiosos não são suficientes, visto que o sistema está longe de ser adequado: ainda assim, as áreas protegidas cobrem menos de 2% do bioma, as áreas de proteção integral ...

Conheça as principais unidades de conservação no Brasil

  • Reserva Biológica Pantanal Arenoso. Foto: windowsonthewild.
  • Refúgio da Vida Silvestre – Mata dos Muriquis. Foto: ultimosegundo.
  • Área de Proteção – Triunfo do Xingu. Foto: revistaepoca.
  • Reserva Extrativista Chico Mendes. Foto: revistaamazonia.

O estado de Santa Catarina possui 10 unidades de conservação que abrangem, no total, uma área apro- ximada de 111.019 hectares. Todas as UCs estaduais são pertencentes ao grupo de Proteção Integral.

Atualmente, São Paulo conta com mais de 30 reservas ecológicas estaduais, com mais de 700 mil hectares de unidades de conservação de proteção integral da natureza, com suas áreas destinadas para preservação, pesquisa e turismo.

Atualmente, o Arpa protege 114 unidades de conservação (UCs) na Amazônia brasileira, que representam mais de 59,2 milhões de hectares.

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA): o IBAMA tem a finalidade de executar e fazer executar as políticas e diretrizes governamentais definidas para o meio ambiente.

O Cerrado

O Cerrado possui o maior total em área de UCs (27 mil km²) equivalente a 8,2% da área do bioma no Estado.

No Rio de Janeiro, são consideradas 17 Unidades de Conservação geridas pelo município.

O Bakken é o parque de diversão mais antigo do mundo e fica bem pertinho de Copenhagen, que é a capital da Dinamarca, ele foi fundado em 1583, em Klampenborg.