Qual é o veículo mais pequeno do mundo?

Perguntado por: iguterres9 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.4 / 5 3 votos

Twizy

O Twizy é um veículo elétrico de apenas 2,34 m de comprimento, com lugar para duas pessoas. Como o banco do passageiro fica atrás do assento do motorista, o modelo é estreito (a largura é de 1,23 m). O Twizy pesa 473 kg e alcança 80 km/h de velocidade máxima.

Lançado no Brasil em 2022, o Caoa Chery iCar é atualmente o menor carro do País. O modelo 100% elétrico, de apenas duas portas e que custa R$ 149.990, tem somente 3,20 metros de comprimento. Pode transportar somente quatro pessoas, e seu porta-malas tem capacidade para modestos 100 litros.

Com isso, em 2023, os proprietários de veículos fabricados em 2002 ou antes não serão obrigados a pagar o IPVA. Os proprietários dos modelos introduzidos em 2003 ainda devem contribuir com o imposto no ano, pois ficarão isentos apenas em 2024.

Veículos Automotores Terrestres com mais de 20 anos de produção se tornam isentos do IPVA no estado de São Paulo. Ou seja, veículos produzidos em 2002 estão em seu primeiro ano isentos do imposto e selecionamos 10 carros interessantes para comprar se quiser fugir do IPVA.

Uma das formas mais conhecidas de isenção do imposto veicular é para Pessoas com Deficiência e em alguns casos específicos de doença. Em São Paulo, aqueles que já possuíam isenção nos anos anteriores, terão o benefício renovado automaticamente em 2023. Para isso, é necessário que o veículo seja o mesmo.

A maioria dos estados oferece a isenção de IPVA para carros com mais de 15 anos de fabricação. Além do Distrito Federal, quem também se enquadra nesse requisito é Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia e Sergipe.

O proprietário do veículo que tenha alguma doença mental ou física pode solicitar isenção do IPVA 2023. No entanto, é necessário observar a regulamentação em cada região.

Abaixo, os grupos que se encaixam na isenção de IPVA:

  1. Táxi e moto-táxi;
  2. Deficientes físicos ou mentais;
  3. Entidades e pessoas com direito a tratamento diplomático;
  4. Ônibus ou micro-ônibus utilizado em fretamento ou no transporte escolar.

Isso acontece porque há uma regra estabelecida no Brasil, muito embora ela não seja uniforme de acordo com os estados. O principal motivo dessa exclusão da obrigatoriedade do pagamento é a idade do carro que, assim como visto anteriormente, pode variar nas regiões do país.

Somente aqueles veículos com 20 anos ou mais de fabricação estão isentos do pagamento. Outros casos como carros PcD e taxistas também podem ser isentos. Automóveis elétricos e híbridos também recebem descontos no pagamento do imposto.

Ser aposentado, pensionista ou beneficiário de renda mensal vitalícia; Não possuir outro imóvel neste município ou em qualquer outro município do país (Inciso I, do artigo 2º da Lei 11.614/1994, com redação dada pela Lei 17.719/21).

O Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo anual pago por proprietários de veículos de todo o país. O IPVA foi pensado para substituir a Taxa Rodoviária Única (TRU), imposto criado na ditadura militar com o objetivo de auxiliar o financiamento da expansão e manutenção do modal rodoviário.

O não pagamento do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor pode trazer algumas dores de cabeça ao proprietário do automóvel, tais como pagamento de multa, pontos descontados na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o nome sujo (quando o nome do dono do veículo está incluído na lista do Serasa).