Qual é o país de origem da pimenta?

Perguntado por: tlacerda . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 13 votos

As pimentas do gênero Capsicum (em grego, Kapso significa picar ou arder) são procedentes do continente americano. Elas ganharam a culinária mundial depois de serem levadas para Europa, África e Ásia a bordo dos navios dos exploradores europeus.

A pimenta preta (Piper nigrum) no Brasil é conhecida como pimenta do reino. O grão, de procedência asiática, era chamado de pimenta de Portugal durante o período colonial. Depois da colonização no Brasil passou a se chamar pimenta do reino, pois vinha de Portugal e logo do reino.

No Brasil, na época da chegada dos europeus, o cultivo de pimentas era prática comum entre os indígenas. Interessantes relatos sobre as pimentas cultivadas pelos índios brasileiros no século 16 foram feitos pelo alemão Hans Staden.

Além de ser considerada a planta mais velha em cultivo da América, a pimenta também é uma das mais antigas domesticadas pelo homem. Foi em 5 mil a.C. que ela começou a ser cultivada pelos índios americanos – inclusive pelos maias e astecas.

A origem exata de pimentas é discutível, mas as possibilidades se estreitaram para a América do Sul e Central. A razão pela qual eles são chamados de pimentas remonta a Cristóvão Colombo. Ele encontrou os nativos das Índias Ocidentais crescendo e usando formas muito picantes de Capsicum.

A Carolina Reaper é considerada pelo Guinness World Records a pimenta mais ardida do mundo. Ela foi criada pelo americano Ed Currie, na cidade de Fort Mill, Carolina do Sul, Estados Unidos, como resultado do cruzamento das pimentas Habanero e Bhut Jolokia, que também estão no topo da lista das mais ardidas.

É um fruto originário do Sul do México e América Central, da família das solanáceas, como a batata, o tomate, o jiló, a berinjela e as pimentas. O pimentão é uma planta de verão, atualmente cultivada também no inverno em estufa.

A pimenta preta (Piper nigrum) é conhecida aqui como pimenta do reino. O grão, original da Ásia, era chamado de pimenta de Portugal durante o período colonial. Depois da colonização passou a se chamar pimenta do reino, porque vinha de Portugal e, logo, do reino.

Colecionador de pimentas tem 146 espécies e cultiva a mais ardida do mundo.

Nenhum dos dois. A Pimenta é uma especiaria, um condimento culinário de sabor picante. A pimenta faz muito bem à saúde e seu consumo é precípuo para quem tem enxaqueca.