Qual é o valor semântico de como?

Perguntado por: dpeixoto4 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

A conjunção "COMO" pode ter três valores semânticos:causa, comparação e conformidade.

Trata-se de um pronome de terceira pessoa, singular ou plural. Neste caso pode manifestar os seguintes significados: Sujeito indeterminado: O designado se nominativo, que tem a função sintática de sujeito, surge em frases que, na gramática tradicional, se consideram de sujeito indeterminado.

Quando coordena dois constituintes, esta conjunção atribui ao nexo criado um determinado valor. Esta é uma perspetiva semântico-pragmática que tem sido descrita por diferentes trabalhos na área da linguística e foi também tratada por diferentes gramáticos.

Mas para Neves, em “Gramática e Usos do Português”, a conjunção “mas”, vem classificada com outros sentidos, não só como uma conjunção adversativa, mas com valores semânticos como: Contraste entre positivo e negativo, ou vice-versa.

semânticos não pode ser um trecho completamente arbitrário. A forma afinal pode já não evocar na mente dos falantes uma associação imediata consciente com o “fim”, mas indiretamente utiliza um traço semântico do substantivo final.

Valor semântico das preposições
Causa: Com a barba feita, conseguiu emprego. Companhia: Se for para ir com você eu vou. Conformidade: Entreguei tudo como ele pediu.

Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço.

Valor semântico das preposições
A preposição de, por exemplo, pode assumir diferentes sentidos em uma frase: Saiu de casa. (local) Chorava de dor.

Valor semântico dos conectivos

  1. Tradicionalmente, o conectivo “como” expressa comparação. Ex: Márcio é esperto como uma raposa. ( ...
  2. O “como” pode também expressar causa. Nesse caso, ele aparece no início da frase. ...
  3. Conformidade é outro valor semântico que pode ser expresso pelo conectivo “como”.

Não obstante pode ser usada como uma Conjunção Coordenada Adversativa ou Conjunção Adverbial Concessiva. Ambas conjunções também exprimem uma oposição de ideia entre uma frase e outra, como o: mas, embora, ainda que, mesmo que.

Significado de No entanto
conjunção Indica uma oposição; entretanto, contudo, todavia, mas, porém; tentei comprar um carro, no entanto não tinha o dinheiro suficiente. [Gramática] Exprime a ideia de oposição ou de compensação entre duas orações ou dois termos: deveria chegar mais cedo, no entanto cheguei atrasado.

As conjunções são vocábulos gramaticais cuja função é reunir ou relacionar orações em um mesmo enunciado. Quando houver duas ou mais palavras com a função de conjunção, dizemos que se trata de uma locução conjuntiva. As conjunções e locuções conjuntivas têm o objetivo de unir duas ou mais orações ou palavras.