Por que estudar semântica na educação básica?

Perguntado por: omendes7 . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.3 / 5 3 votos

É fundamental um estudo sistematizado, detalhado, didático, contextual sobre o significado de palavras, expressões e de recursos semântico-linguísticos, possibilitadores da percepção de múltiplos aspectos nas mais variadas produções escritas da linguagem humana, inclusive, considerando a posição de programas oficiais, ...

Semântica diz respeito ao significado que as palavras representam, ocupando-se do estudo da sinonímia, antonímia, paronímia, homonímia, polissemia, denotação, conotação, entre outras. A semântica tem por objeto de estudo o significado das palavras.

O critério semântico-pragmático é essencial para preencher algumas lacunas deixadas pelos estudos morfossintáticos que isoladamente não são capazes de desenvolver competências comunicativas indispensáveis ao entendimento dos signos lingüísticos.

Semântica: é o estudo do significado das palavras. A significação e as relações que cada palavra pode estabelecer são os objetos de análise da semântica.

A semântica é o ramo da linguística que estuda o significado das palavras. Uma vez que considera a evolução das palavras, a semântica pode ser sincrônica (significado das palavras na atualidade) ou diacrônica (significado das palavras em determinado espaço de tempo).

Explicando fatos como esse, o estudo dos campos semânticos se tornou um auxiliar importante da etimologia, a ciência que estuda a mudança das significações. Mas os campos semânticos e lexicais também permitem fazer comparações mais confiáveis das línguas.

A despeito de falarmos dessa maneira, 'lógica' é uma das palavras-chave de uma das abordagens semânticas mais conhecidas – a Formal.

A pragmática é a área que se debruça, principalmente, nos objetivos da comunicação. Ela absorve os conceitos de construção dos enunciados, presentes na sintaxe e os conceitos de significados, abordados pela semântica.

Ou seja, a Semântica e a Pragmática estudam os conceitos que construímos em nossas mentes quando estamos diante de um signo lingüístico, seja ele uma palavra, uma sentença, Significado Significante Page 5 5 ou um texto.

Logo, a Semântica lida com o sentido no nível explícito. Para a Pragmática, também concorrem as intenções do falante, que diz além do que diz. Assim, a Pragmática lida com o sentido no nível implícito.

A habilidade EF69LP07 consiste em: Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto produção e circulação – os enunciadores envolvidos, os objetivos, o gênero, o suporte, a circulação -, ao modo (escrito ou oral; imagem estática ou em movimento etc.), à variedade linguística e/ou semiótica ...

Os estudos sobre o desenvolvimento semântico têm a finalidade de compreender o processo de aquisição do significado das palavras pelas crianças.

A semântica é a área da linguística que estuda o significado e a sua relação com o significante. O significado está associado ao sentido e, portanto, ao conteúdo e ao contexto; o significante está associado à forma (de palavras ou de sinais, de grafia ou de som).

Trata-se da parte da gramática que estuda o significado das palavras, bem como as possíveis interpretações desse significado. Podemos dizer, portanto, que a semântica é o estudo dos significados, que pode se aplicar a palavras e também a frases e orações inseridas em contextos de maior ou menor complexidade.

O uso das palavras em um contexto comunicativo pode criar diferentes relações de sentido entre elas. São os casos de sinonímia, antonímia, hiperonímia e hiponímia.

Relações semânticas das palavras. As palavras estabelecem relações semânticas entre si, ou seja, estabelecem relações de sentido e significado umas com as outras. Essas relações podem ser de proximidade, de semelhança, de contrariedade e de hierarquia de significado, entre outros. Palavras com significados semelhantes.