Quais são as principais figuras de sintaxe?

Perguntado por: amaciel . Última atualização: 19 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

As Figuras de Sintaxe, também chamadas de figuras de construção, são recursos associados à organização e estrutura gramatical das frases. Elas são classificadas em assíndeto, polissíndeto, anacoluto, apóstrofe, elipse hipérbato, pleonasmo, silepse e zeugma.

Tipos de figuras de sintaxe
Elas estão divididas como: anacoluto, anáfora, anástrofe (também chamada de inversão), assíndeto, polissíndeto, elipse, zeugma, silepse, hipérbato, sínquise, hipálage, pleonasmo, aliteração e redundância.

Elipse, zeugma, anáfora, pleonasmo, anacoluto, silepse, hipérbato e polissíndeto são figuras de construção ou sintaxe, caracterizadas pela construção frasal incomum. As figuras de construção estão relacionadas à sintaxe.

Trata-se das relações estabelecidas entre as palavras que definem as estruturas possíveis na sintaxe das línguas. Veja o exemplo: Ana comprou um carro novo mês passado. - Ana: agente da ação expressa pelo verbo 'comprar';

Tipos de Figuras de Linguagem
Como mencionado anteriormente, as Figuras de Linguagem são classificadas em quatro: figuras de palavra, figuras de sintaxe, figuras de pensamento e figuras de som. A seguir, você confere o conceito e a classificação de cada uma delas.

Sintaxe é o conjunto das regras que determinam as diferentes possibilidades de associação das palavras da língua para a formação de enunciados. A Sintaxe é uma das partes da Gramática na qual são estudadas as disposições das palavras nas orações, nos períodos, bem como a relação lógica estabelecida entre elas.

A elipse é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado; porém, esse termo pode ser subentendido pelo contexto. Por isso, embora o elemento esteja omitido, o contexto nos ajuda a perceber qual elemento é esse. Observe os exemplos a seguir! Ele fez isso e eu: “Você está louco?”

Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora. Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.

Sintaxe – Compreende o estudo das relações que se estabelecem entre os termos da oração. Para tanto, divide-se em sintaxe das funções, a qual estuda a estrutura da oração e do período, e sintaxe das relações, priorizando a regência, a colocação pronominal e a concordância.

Enquanto as figuras de pensamento subvertem o sentido real das palavras, as figuras de sintaxe promovem desvios sintáticos e concordâncias irregulares que imprimem características incomuns à construção linguística.

A sintaxe é abstrata no sentido que ela não representa cada detalhe que aparece na sintaxe real. Por exemplo, agrupar parênteses está implícito na estrutura da árvore, e uma construção sintática como um condicional SE cond ENTÃO expr pode ser denotada por um simples nó com suas ramificações.

Dessa forma, as funções sintáticas são as seguintes:

  • Essenciais: sujeito e predicado.
  • Integrantes: complemento verbal, complemento nominal e agente da passiva.
  • Acessórios: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.

Frase, oração e período.

Semântica Sincrônica é aquela que estuda o significado das palavras no momento atual. É a semântica descritiva que tem relação com a evolução da língua. Semântica Diacrônica é aquela que estuda o significado das palavras em um determinado espaço.