Qual é o valor normal da gordura no fígado?

Perguntado por: aparis . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

A presença de gordura no fígado é algo normal, até que o percentual alcance o índice de 5%.

O grau de gordura no fígado mais perigoso é o seu estágio mais avançado, conhecido como gordura no fígado grau 4 ou cirrose hepática.

Conhecido como Esteatose Hepática não alcoólica, o acúmulo de gordura pode causar inflamações que, com o tempo, se tornam lesões e cicatrizes. Os casos mais graves podem desenvolver cirrose e levar à perda da função do órgão, abrindo a necessidade de transplante.

A gordura no fígado grau 2 é considerada como um estágio intermediário da doença. O acúmulo de gordura, apesar de maior que o do grau 1, é moderado, podendo ser tratado sem maiores interferências – como cirurgias, por exemplo.

Uma esteatose hepática leve (esteatose hepática grau 1 ou 2) normalmente não causa sintomas ou complicações. O acúmulo de gordura no fígado é pequeno e não leva à inflamação do mesmo. No entanto, quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores serão os riscos de lesão hepática.

Chá de gengibre, cacau e canela
O uso do gengibre, do cacau e da canela promove um efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo, melhorando os níveis das enzimas hepáticas e impedindo o acúmulo de gordura no fígado.

GORDURA NO FÍGADO TEM CURA? A gordura no fígado tem cura e pode ser promovida quando o indivíduo segue as instruções do seus médico para levar um estilo de vida mais saudável, de forma que garanta sua qualidade de vida.

Segundo os defensores da técnica, para limpar o fígado, evitar doenças hepáticas e eliminar pedras é preciso fazer dieta detox por uma semana. Nesse processo, o indivíduo deve tomar um litro de suco de maçã, azeite de oliva, água e se alimentar apenas de alimentos mornos.

Grau 1 ou Esteatose hepática simples: o excesso de gordura é considerada inofensivo. Geralmente não existe qualquer sintoma e só se descobre o problema através de um exame de sangue de rotina; Grau 2 ou Esteatose hepática não alcoólica: além do excesso de gordura, o fígado fica inflamado.

Tipos de gordura no fígado
Grau 1 (leve): quando o acúmulo de gordura é pequeno. Grau 2 (moderada): são casos de acúmulo moderado de gordura. Grau 3 (acentuada): nesse caso, há um grande acúmulo de gordura no órgão.