Qual é o tipo de sangue mais saudável?

Perguntado por: asanches . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 3 votos

Normalmente, as pessoas com sangue tipo A tendem a ser saudáveis, energéticas e resistentes a doenças.

Indivíduos tipo A possuem anticorpos naturais contra o antígeno B, e indivíduos tipo B possuem anticorpos contra o antígeno A. Indivíduos do tipo AB não possuem esses anticorpos naturais, e os do tipo O possuem anticorpos contra ambos os antígenos A e B.

O sangue O Negativo é conhecido como universal, pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo de sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência.

O sangue Rh nulo é considerado sangue “universal” para qualquer pessoa com tipos sanguíneos raros dentro do sistema Rh, uma vez que não possui nenhum dos antígenos que poderiam desencadear o alarme para o sistema imunológico. Isso significa que o Rh nulo tem um enorme potencial para transfusões de sangue.

Já quem é O não tem nem A nem B e é considerado o doador universal. Por isso é tão importante que esses voluntários mantenham suas doações com regularidade”, explica Denise. As características do sangue precisam ser compatíveis entre doador e paciente para garantir maior segurança transfusional.

O sangue B é considerado um grupo mais raro. Como possui anticorpos contra o tipo A ele é considerado anti-A. Quem possui o sangue B só pode receber sangue dos tipos “B” e “O”. AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos.

Tipo B: flexíveis e menos vulneráveis a doenças, os indivíduos do tipo B apresentam uma atividade mental mais agitada e se harmonizam facilmente com todas as pessoas. São os profissionais do 'bem', que preferem a inteligência e a paz.

Depois do sangue dourado, os tipos menos comuns são: AB- e B-.

Por exemplo, um pai com o tipo sanguíneo A+ e uma mãe com o A- podem ter um filho O-? Adiantamos que a resposta é sim, mas, para isso, é preciso ir por etapas. Através da tabela do Sistema ABO, é possível observar que, quando os dois pais são A, o filho deve ser O ou A.

Entre as quase 8 bilhões de pessoas que vivem no planeta, o sangue mais comum é o O+, que corre nas veias de 39% da população mundial. E no posto de mais raro está o AB-, que é o tipo de 0,40% da população.

O que são um doador “universal” e um “receptor universal” de sangue? O tipo considerado “doador universal” é o O-, enquanto o AB+ pode receber de todos os outros tipos. A chamada compatibilidade sanguínea é sempre observada no processo de doação para evitar problemas de coagulação no receptor.

Dentre os fenótipos já conhecidos, o “Kell-Null” ocorre quando o indivíduo não possui nenhum antígeno do sistema Kell e é extremamente raro, sendo encontrado em apenas 0,01% da população mundial, com destaque para países como Finlândia, Japão e Reino Unido.

Se você tem o tipo sanguíneo AB
Aqueles com sangue AB têm ambos os antígenos A e B em células vermelhas, mas nem A nem B como anticorpos no plasma. Se você tem o sangue AB positivo, você é receptor universal. Pessoas com tipo AB têm risco aumentado de 23 % para doenças cardíacas sobre aqueles com sangue tipo O.

As mulheres com tipo de sangue O podem ter menos probabilidades de engravidar. Estudo concluí que mulheres com sangue O tem óvulos de pior qualidade e em menor quantidade.

É o sangue mais utilizado em situações de gravidade extrema. Quando chega um paciente vítima de violência urbana ou de acidente automobilístico precisando de sangue com muita urgência, ele vai tomar sangue O- até que se faça a tipagem sanguínea e a compatibilização com a bolsa de sangue.