Qual é o tipo de queijo mais saudável?

Perguntado por: eoliveira6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

O consumo de queijos magros, com menor quantidade de gordura, como, a ricota, queijo Quark, Minas e requeijão light, pode trazer benefícios para quem está em processo de emagrecimento.

Para isso, basta escolher os tipos menos gordurosos, que são os frescos e moles, como ricota, minas frescal, cottage e brie. Esses queijos podem ser consumidos em maior quantidade e, devido ao seu sabor e aroma suaves, combinam muito bem com geleias de frutas.

Os queijos de búfala e de cabra possuem uma proteína diferente da presente do leite de vaca, a A2, que garante fácil digestão. “A caseína, que é a proteína do leite, se chama A1 no leite de vaca, e A2, no de búfala e de cabra. Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista.

"Muçarela, queijo minas padrão, minas frescal, meia cura, cottage e ricota são boas opções para sanduíches, tapiocas, omeletes ou até mesmo no lugar do iogurte", sugere. Fonte de gordura, proteínas, vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e magnésio, os queijos são aliados da boa alimentação.

Os queijos ideais para quem quer emagrecer ou manter o peso são o branco fresco, a ricota, o cottage. O tofu, que não é propriamente um queijo (é derivado da soja, e não do leite animal), é o menos calórico.

Pequenas porções diárias fornecem a quantidade ideal de cálcio e fósforo. Os queijos podem servir como lanches, acompanhamentos ou até como pratos principais. Além de saboroso, o queijo é uma excelente fonte de diversos nutrientes essenciais às funções do organismo e por isso deve ser consumido todos os dias.

As nutricionistas escolheram o Requeijão Cremoso Tradicional Danubio como o primeiro colocado por ser feito com fermento lácteo (entenda a vantagem abaixo) e ter um pouco menos de sódio do que os demais.

Rico em proteínas, cálcio, vitaminas e aminoácidos essenciais, o queijo também é um alimento repleto de calorias e pode ter gorduras e sódio de sobra. “Se você gosta de queijo, ele pode ser uma boa fonte de proteína. Pode ser uma boa fonte de cálcio.

Por isso, os queijos devem ser consumidos com moderação, observando a quantidade e os tipos mais recomendados pelos profissionais de saúde. Os queijos mais recomendados para a alimentação no dia a dia são cottage, mussarela, minas frescal e ricota.

Um queijo minas frescal modificado foi capaz de atuar como agente terapêutico no tratamento de doenças inflamatórias intestinais, como a colite ulcerativa.