Qual é o tipo de abacaxi mais doce?

Perguntado por: lhipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 13 votos

O abacaxi Pérola tem formato mais alongado, baixa acidez, a polpa branca e espinhos na coroa. O abacaxi Havaí tem formato mais retangular, polpa amarela, maior acidez e maior teor de sólidos solúveis e sem espinhos na coroa. Por precaução o consumidor prefere o abacaxi Pérola ao Havaí porque é mais doce.

Com a polpa bem amarela, o abacaxi produzido na região de Novo Remanso, no estado do Amazonas, ganhou fama nacional: é o mais doce do Brasil. A qualidade da fruta é um diferencial no mercado, resultado do apoio e esforço de diversas instituições ao longo dos anos.

O abacaxi pérola tem como características uma polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido.

O abacaxi smooth cayenne, por exemplo, é a espécie que mais lidera o ranking de abacaxis produzidos ao redor do mundo. Primeiramente, assim como outras espécies, ele é extremamente saboroso.

Para consumo rápido, um bom abacaxi deve ter tons entre amarelo e dourado. Também é importante pressionar um pouco a casca. Se estiver macia, o abacaxi está maduro. As folhas da coroa e o cheiro são diferenciais: evite as esbranquiçadas e aposte no produto com o cheiro mais doce.

Como escolher um abacaxi doce?

  1. Observe a cor. Os abacaxis mais maduros são aqueles com a casca mais amarela e dourada. ...
  2. Sinta o cheiro. A fruta está exalando um cheiro doce? ...
  3. Verifique a casca. Caso o abacaxi esteja maduro, sua casca estará macia. ...
  4. Retire as folhas da coroa.

R$18,68. Crédito, Débito, Pix e Transferência. Entregamos em São Paulo, Osasco, Mogi das cruzes, Santana de Parnaíba, Barueri, Santo André, São Caetano do Sul, São Bernardo do Campo e Guarulhos.

O abacaxi pérola é um das cinco variedades que são comercializadas na CEAGESP, ao lado do tipo havaí, gold, gomo de mel e jupi. Entre eles, o pérola é facilmente identificável pelo seu formato em gota (mais gordo na base e mais fino próximo à coroa de folhas).

A fruta existe no Brasil e é chamada de “Abacaxi IAC Gomo de Mel”, pois começou a ser produzida há quase 30 anos no Instituto Agronômico de Campinas (IAC). O comércio da variedade foi interrompido por conta de sua fragilidade a doenças e, hoje, pode ser encontrada apenas com produtores independentes.

A produção é cultivada em quase todo o Pará, com destaque para Floresta do Araguaia, município que sozinho reina como o maior produtor de abacaxi do Brasil. Ainda tem dúvida porque ele é majestade? O Brasil é o terceiro produtor mundial de abacaxi, com quase 1,5 bilhão de frutos colhidos em cerca de 60 mil hectares.

O melhor abacaxi do mundo está em MARATAÍZES

Para saberes se o abacaxi está maduro basta tirar uma das “pétalas” bem do centro de sua coroa. Se sair com facilidade, está no ponto para descascar e saborear, assim como a sua cor amarelada.

A variedade de abacaxi predominantemente cultivada no mundo é a Smooth Cayenne, responsável por cerca de 70% da produção mundial de abacaxi. Contudo, outras variedades como Singapore Spanish, Queen, Red Spanish, Pérola e Perolera são muito cultivadas e difundidas em nível mundial (Leal, 1990).

Como conservar: Se o abacaxi estiver inteiro guarde ele em temperatura ambiente, depois de cortado e descascado é importante guardar em um pote com tampa e deixar dentro da geladeira, o tempo de duração vai depender do ponto que maturação do seu abacaxi, então o certo é ficar de olho e não demorar muito para comer.

O abacaxi é uma fruta rica em uma enzima chamada de bromelina. Essa enzima tem o poder de quebrar as ligações entre os aminoácidos, destruindo, dessa forma, a proteína. Por isso, quando a gelatina entra em contato com o abacaxi, mantém-se amolecida, pois tem toda a sua cadeia de aminoácidos quebrada.