Qual é o substantivo próprio de pato?

Perguntado por: ebotelho . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.9 / 5 7 votos

Substantivo

SingularPlural
Masculinopatopatos
Femininopatapatas

Significado de Pato
substantivo masculino Nome comum às aves anseriformes da família dos anatídeos, de hábitos aquáticos, voadoras, e migradoras quando no estado selvagem.

Será substantivo próprio quando estiver especificado a raça do cachorro ou o seu nome como “cachorro Vira-Lata” e “cachorro Bolinha”.

Um substantivo é uma palavra que se refere a uma pessoa, coisa ou ideia. Um substantivo próprio é o nome de uma entidade específica: por exemplo, uma pessoa, uma organização ou um lugar. Substantivos próprios sempre têm a primeira letra maiúscula.

A palavra país é comum, porém se for o nome memo de um país ex: Brasil, Venezuela aí sim é um substantivo próprio.... espero ter ajudado!

Patos: patacoada ou bando. Pássaros: revoada, bando, passarada, passarinhada, passaredo.

O coletivo de patos é bando ou pataquada, como sugerem alguns.

Substantivo Próprio é todo substantivo que distingue os seres dentro de uma espécie ou categoria. Eles sempre iniciam com letras maiúsculas. Nomes de pessoas, entidades governamentais, cidades, países, continentes, oceanos e planetas são exemplos de Substantivos Próprios.

Substantivo

SingularPlural
Masculinoleãoleões
Femininoleoaleoas

Substantivos próprios e substantivos comuns
Substantivos próprios: indicam seres, países, estados, sendo grafados com letra maiúscula, por exemplo: São Paulo, Brasil. Substantivos comuns: grafados com letra minúscula, designam seres da mesma espécie (animais, plantas, objetos), por exemplo, as palavras: cidade, país.

O substantivo próprio é uma classe do substantivo. Ele nomeia determinados seres dentro de uma espécie de forma específica. É, geralmente, o nome próprio de uma pessoa, de um país, de um estado, de um animal etc.

Um nome próprio é um substantivo que distingue e identifica algo de forma específica, como uma pessoa, um lugar ou entidade geográfica. Quando o nome próprio se refere a uma pessoa, é chamado de antropônimo; quando se refere a um lugar ou acidente geográfico é chamado de topônimo.

Todos os nomes de lugares, órgãos, ruas, estabelecimentos e de pessoas são relacionados como substantivos próprios. Um nome de uma escola, seria escrito com as suas letras iniciais maiúsculas, logo, sendo um substantivo próprio.

A artista.

"Jornal" é substantivo comum. Brasil é substantivo próprio. "Jornal do Brasil" é um nome próprio.