Qual é o som de um soluço?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 2 de julho de 2023
/ 5 10 votos

O soluço é uma contração involuntária, intermitente e espasmódica do diafragma e dos músculos intercostais. Esta contração dá origem a uma inspiração súbita e termina com o fechamento abrupto da glote, o que gera o som de “hic” característico.

Os soluços são espasmos repetidos e involuntários do diafragma seguidos de fechamento abrupto da glote, o que limita a entrada de ar e causa o som característico. Episódios temporários são muito comuns. Soluços persistentes (> 2 dias) e refratários (> 1 mês) são incomuns, mas muito incômodos.

Os tipos de soluço se dividem em duas principais categorias: os episódicos e os persistentes. Como os nomes indicam, o primeiro é um soluço “normal”, resultante dos fatores citados no parágrafo anterior. Já o segundo costuma ser consequente de alguma patologia. Diferentemente do episódico, ele pode durar dias.

Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

O termo médico para essa condição é “Singultus”, que pode ser traduzido do latim como “ser pego no ato de soluçar”. A contração coordenada da musculatura respiratória leva a uma rápida ingestão de ar que em poucos milissegundos é interrompida pelo fechamento da glote (uma passagem que temos nas pregas vocais).

O álcool também pode provocar soluço, porque irrita o estômago e o esôfago, e tudo o que irrita ou distende o tubo digestivo desencadeia esse sintoma. O frio também pode contrair a musculatura do diafragma, principalmente em bebês e crianças.

O que fazer durante uma crise de soluço
Prender a respiração o máximo de tempo que conseguir. Respirar de forma profunda e lenta para esticar os músculos da respiração. Se possível, faça uso de um saco de papel, pois ajuda a regular a respiração e aumentar os níveis de CO2 no sangue, estimulando o sistema nervoso.

“Até mesmo o frio pode causar soluços, o que acaba sendo muito comum na prática do consultório os pais relatarem soluço na hora do banho”, completa. Ela explica que o soluço acontece devido a um espasmo, uma contração do músculo diafragma, que está logo abaixo dos pulmões, intimamente ligado à respiração.

Gastrite e refluxo gastroesofágico: se as crises prolongadas de soluço são acompanhadas de queimação ainda pode ser um sinal da gastrite ou do refluxo, ambos relacionados a acidez no estômago/esôfago. Fique atento à azia, náuseas e má digestão.

Acredita-se que os soluços são importantes para o desenvolvimento dos sistema respiratório dos fetos, servindo como exercícios para o diafragma e outros músculos respiratórios. Quanto mais imaturo for o sistema nervoso, mais comuns serão as crises de soluços.