Qual é o sabor do salmão?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 8 votos

O sabor do salmão é marcante, enquanto da truta salmonada é mais suave. Além disso, a concentração de nutrientes também apresenta diferenças nos dois tipos de peixe. O salmão possui mais ômega 3, selênio, magnésio e potássio do que a truta salmonada.

truta

A truta tem uma forma mais arredondada do que o salmão, o que, em termos de aproveitamento do peixe, faz dele um peixe mais versátil, de onde se conseguem os melhores filetes. A truta tem também menos espinhas do que o salmão e são mais fáceis de remover.

Quase todo este salmão vem do Chile, que produz nas chamadas 'fazendas salmoneiras', onde o peixe é criado em gaiolas no mar. Elas têm sido alvo de muita fiscalização por parte do governo chileno, por serem apontadas como depredadoras de recursos marinhos . Problemas com o fornecimento costumam acontecer todos os anos.

O salmão é basicamente um peixe branco e o pigmento vermelho é proveniente das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos.

Os olhos devem estar brilhantes e a guelra avermelhada. – Salmão em postas: É importante observar se a carne está com a cor mais rosada que vermelha e com um fresco aroma de mar. Evite postas esbranquiçadas, pois é um sinal de que o peixe está velho.

R$ 69,90 por Kg.

Salmão Inteiro Fresco – R$64,90Kg – Armazém do Peixe.

O Atum Azul não apenas é reconhecido por sua carne de alta qualidade, que é suculenta, robusta e volumosa, mas também pela forma como é capturado em águas profundas. Sua pesca requer o uso de embarcações e tecnologias de última geração, que, por sua vez, provocam um custo mais alto para quem quer capturá-lo.

TEM SALMÃO VERDADEIRO NO BRASIL? No Brasil não existe salmão verdadeiro na natureza, pois ele é um peixe peixe de águas frias, de países como a Noruega, o Canadá e o Alasca.

No entanto, comer salmão todos os dias também pode aumentar o risco de intoxicação por mercúrio, por isso é importante limitar a ingestão a apenas algumas vezes por semana.

Em relação ao salmão, uma das características visuais mais marcantes é a presença de linhas bancas em sua carne. Porém, quando essas linhas desaparecem ou apresentam coloração acinzentada, ele está estragado e não é seguro para ser consumido. Ainda, ao pressioná-lo, seu toque deve ser firme.