Qual é o sabor da trufa?

Perguntado por: ecruz . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 20 votos

sabor umami

Segundo especialistas, essa iguaria se destaca pelo seu aroma profundo e fragrância forte, sempre remetendo ao gosto mais terroso. Além disso, as trufas fazem parte dos alimentos de sabor umami — o quinto gosto básico do paladar humano.

Colhida no verão europeu, entre maio e dezembro, a trufa negra tem aroma semelhante ao funghi e notas de avelã e pode ser das seguintes variedades: pregiato, estivo, lisa, de inverno ou uncinato. A recomendação é usá-la em preparos quentes, pois quando aquecida, intensifica seu sabor e aroma.

Os relatos das experiências sobre o consumo de trufas frescas são de que pessoas sentiram um sabor e aroma particulares – algo que remete a "alho" ou “sulfuroso”.

A trufa negra, conhecida como “diamante negro” da gastronomia, é geralmente indicada pra pratos salgados, como massas e risottos. Seu sabor lembra o do alho, com traços de avelã e funghi. A trufa branca é mais rara do que a negra e fica melhor quando consumida crua do que aquecida.

Por que as trufas são tão caras? A trufa é bem rara e possui um processo difícil de colheita. O processo depende de cães treinados que farejam o aroma e mostram aos produtores onde devem cavar. Além disso, elas só se desenvolvem em locais úmidos e com temperaturas baixas.

A trufa ocorre naturalmente em países mais frios e, por muito tempo, o consenso era de que seria impossível encontrar esse tipo de cogumelo em solo brasileiro. Mas cientistas e agricultores encontraram o produto se desenvolvendo no Sul e no Sudeste do país.

Impossíveis de serem cultivadas (e justamente por isso), as trufas estão entre as iguarias mais caras e cobiçadas do mundo. Essa espécie de fungo cresce em poucos países e as mais valiosas são as trufas negras francesas e as brancas italianas, cujo quilo pode custar até 3 mil euros (cerca de R$ 18 mil).

A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. Possuem aspecto de mármore negro e bege. O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície.

Marcantes, as trufas podem ser usadas em diversos pratos. Devem ser consumidas sempre cruas, por isso, o chef do Pontremoli recomenda usá-las em lascas ou ralada. "Facilita a degustação e acrescenta ainda mais o aroma e sabor", diz Bernard.

A trufa branca é mais difícil de ser encontrada, e por isso, é muito mais cara que a negra. A trufa branca deve ser consumida crua para não perder as suas propriedades e sabor. Ao contrário da trufa negra que se torna mais saborosa quando é aquecida.

A trufa possui centenas compostos que conferem a ela seu sabor e nenhum deles vai nesses azeites, apenas: o 2,4-ditiapentano, um gás de sabor forte e razoavelmente enjoativo que lembra vagamente o aroma dessas delicadas e complexas delícias.

Normalmente, as trufas são utilizadas em azeites, manteigas, vinagres, conservas e em mostardas. Para serem consumidas em natura, chefs costumam adicioná-las em lascas ou fatias, em receitas simples, como massas, filés e até sushis, para que se destaque o sabor característico do fungo.

“A trufa branca é perfeita para usar em massas, ovo, tem um sabor mais delicado, suave. Já a trufa preta, gosto de usar com aspargos, pato, risotos, cogumelos, combinam bem com os toques avelã, nozes, castanhas e terra que ela dá ao prato” comenta o chef Gabriel de carvalho, do Ix Bistrot, no Rio de Janeiro.

Lagotto romagnolo: o cão especializado em caçar trufas
A raça lagotto romagnolo é a preferida dos cultivadores de trufas para ajudá-los na colheita.

A trufa mais “barata” é a negra, pois é mais facilmente encontrada quando comparada aos outros tipos. Ainda assim, 30 gramas desta trufa custam, em média, 100 dólares.

O cultivo de Trufa através da plantação de árvores previamente micorrizadas é a técnica mais usualmente adotada a nível mundial. A densidade de tais plantações pode variar entre as 300 e 800 árvores por hectare. A Trufa negra desenvolve-se em solos com pH elevado (acima de 7.5).