Qual é o principal matéria-prima utilizada para fabricar o papel atualmente?

Perguntado por: rmata7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

celulose

Por isso, na produção de papel é importante o desfibramento, a deslignificação e a lavagem da madeira, ou seja, a retirada dos outros compostos da madeira.

celulose

Da madeira ao papel
Como você deve saber, o papel vem da árvore, mas o único componente da madeira utilizado na produção é a fibra da celulose. A título de curiosidade, com metade de uma árvore são produzidas aproximadamente 1500 folhas de papel.

No Brasil, o papel para uso em impressão e na confecção de embalagens e de diversos outros produtos do nosso dia a dia é produzido a partir de polpa de celulose, fabricada por processos industriais cuja matéria-prima são as árvores.

A principal fonte de celulose utilizada pela indústria é a madeira. Esse processo é chamado de polpação. Nome dado devido ao processo de extração, que vai fazer a ruptura das ligações das fibras, dentro da madeira, dando origem a polpa de celulose.

Papel é feito de celulose, extraída de árvores. Ao contrário do que muita gente pensa, toda celulose produzida no Brasil vem de árvores plantadas e nada vem de matas nativas. Trata-se, portanto, de matéria-prima renovável que não esgota recursos naturais. As árvores plantadas contribuem para a redução do efeito estufa.

Matéria-prima é o elemento utilizado na base da produção de outros itens. Um exemplo é o algodão, utilizado na fabricação de diferentes tecidos. Matéria-prima é o componente primário fundamental para a fabricação de mercadorias e produtos de grande relevância para a sociedade.

As matérias-primas podem ser classificadas em: animal, vegetal e mineral. Mas, em geral, elas precisam passar por algum tipo de processamento antes de serem utilizadas na produção.

No ano 105 d.C, o chinês T'sai Lun, ao realizar experimentos com uma tela de pano esticada no bambu e aplicação de fibras maceradas, descobriu um suporte que absorvia melhor a tinta: o papel. A descoberta do papel revolucionou o império chinês e foi utilizado apenas pelos chineses, por quase 600 anos.

Em 2020, o Brasil lidera o ranking mundial, ao exportar mais de 15 milhões de toneladas de celulose, o que o torna um grande fornecedor mundial desse insumo. Em 2020, mais de 70% da produção brasileira foi destinada ao mercado externo.

Como cada resma possui 500 folhas, 20 resmas possuem 10 mil folhas tamanho A4 de 75 g/m2 de gramatura por tronco. Se uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas, isso significa que para produzir uma folha de papel é necessário 1/10.000 de árvore.