Qual é o planeta mais brilhante no céu à noite?

Perguntado por: apacheco . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

O mais brilhante dos planetas, Vênus excepcionalmente pode ser avistado durante o dia.

Vênus é o segundo planeta do sistema Solar mais próximo do Sol. Tem cerca de 800 milhões de anos e além do Sol e da Lua é o corpo celeste mais brilhante no céu, motivo pelo qual é conhecido desde a antiguidade.

São eles Mercúrio e Vênus. Se o planeta tem uma órbita externa à da Terra, ele pode aparecer durante qualquer hora da noite, e seu brilho depende somente da distância e da parcela de sua face que estiver iluminada.

No início da noite, Júpiter será o único planeta visível, bem alto no céu. De madrugada, Saturno tornar-se-á novamente visível na direção leste, pouco antes do nascer do Sol, na constelação de Virgo.

Planeta (03:00 – 07:00). O planeta Júpiter é visível perto do horizonte leste, na região da Constelação Ocidental de Áries.

Na verdade, em binóculos, parece um pouco mais que uma estrela branca brilhante, e apenas em telescópios você pode ver as mudanças de fase de Vênus. Atualmente, está um pouco mais do que meio iluminado e chegará ao meio iluminado – chamado de dicotomia pelos astrônomos – em 4 de junho de 2023.

Encontrando o lugar ideal, o observador terá apenas que aguardar o pôr do sol, erguer os olhos para o horizonte e aguardar o aparecimento dos dois pontos luminosos, que começarão a se separar gradativamente.

Para ver Vênus em seu brilho mais deslumbrante neste mês, tudo o que você precisa fazer é olhar para o noroeste após o pôr do sol. Exatamente a que altura está acima do horizonte e, portanto, a que horas da noite é visível, depende da localização exata do planeta. Até agora, 2023 foi o ano de Vênus.

planeta Vênus

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.

Afinal, é um planeta interno à Terra, então nunca pode ser visto se movendo por todo o céu noturno, como fazem os planetas externos.