Qual é o nome do único satélite natural da Terra?

Perguntado por: laguiar3 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.6 / 5 18 votos

Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra, enquanto outros planetas são cercados por diversos desses astros.

Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra.

A Lua é o satélite natural do planeta Terra, distanciados por aproximadamente 384.405 km. A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos.

O diâmetro da Lua é cerca de 1/4 do diâmetro da Terra, o que faz com que a Lua seja o maior satélite do Sistema Solar em termos de proporção com seu planeta, porém é o quinto quando comparado diretamente com os outros satélites.

Quando falamos de satélites naturais, estamos nos referindo a um corpo que orbita outro no espaço, assim como acontece com a Lua, o nosso próprio satélite natural. No nosso caso, a Terra gira em torno do Sol, enquanto a Lua gira em torno da Terra (e, consequentemente, também acompanha a órbita ao redor do Sol).

A nossa lua se chama Lua. Isto mesmo! A palavra vem do latim Luna, que na mitologia romana era o nome da deusa relacionada ao satélite que orbita o planeta Terra. A deusa ligada ao astro também existia na mitologia grega.

Júpiter

Júpiter, o gigante gasoso que reina supremo entre os planetas do Sistema Solar, não se contenta em ser apenas um espetáculo para os observadores terrestres. Com cerca de 95 luas confirmadas e mais a serem descobertas, é um verdadeiro repositório de corpos celestes.

Lua. Esta opção moderna surge através de luna, termo em latim para a Lua. Isso mesmo, o satélite natural da Terra!

Lua

Entre os planetas terrestres, somente Mercúrio e Vênus não têm luas. A Terra tem um satélite natural, a Lua. Marte tem dois, chamados de Fobos e Deimos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm mais de 100 luas confirmadas.

Alfa Centauri

A mais brilhante estrela é Alfa Centauri (ou Alfa do Centauro). É a estrela mais próxima da Terra, com exceção do Sol. Enquanto o último está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nosso planeta, Alfa Centauri fica a quarenta trilhões de quilômetros de nós.

Os satélites são divididos em dois tipos: os naturais e os artificiais, sendo o primeiro referente a um corpo celeste que orbita em torno de um corpo maior — a Lua em relação à Terra, por exemplo — enquanto o segundo é composto por equipamentos construídos e lançados no espaço pelo homem para orbitar ao redor de nosso ...

Sputnik

Entre os satélites Sputnik, este tornou-se o mais famoso. Lançado em novembro de 1957, o modelo enviou ao espaço o primeiro ser vivo: a cadela Laika.

Lua é sinônimo de satélite natural ou planeta secundário. Trata-se de um corpo celeste que gira em torno de um planeta principal e não em torno de uma estrela.

A lua cheia muda de cor conforme se eleva no céu. No nascente apresenta-se amarelada e depois, quando já se encontra elevada no céu, é branca. Durante um eclipse total, a Lua pode se apresentar com uma variedade de cores en- tre marrom e amarelo. Discutimos as razões pelas quais a lua cheia exibe cores variadas.

Outra curiosidade é que a lua é 400 vezes mais pequena que o sol, mas, por estar 400 vezes mais próxima da Terra, parece ser do mesmo tamanho.

O termo Lua tem origem na língua latina, mais precisamente na palavra luna, amplamente adotada por povos diversos. Nas mitologias, especialmente na grega e na romana, o termo designa uma divindade que estava diretamente relacionada ao satélite natural da Terra, ou seja, a Lua.