Quem é a deusa do céu?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

Nut

Nut (também Neuth ou Nuit) é a deusa do céu na mitologia egípcia. Ela simboliza a esfera celeste e era tida como a mãe dos corpos celestes. Contemporaneamente, é sincretizada com a deusa Nuit, do panteão da religião de thelema.

Segundo a mitologia heliopolitana, Nut seria filha de Shu (deus do ar) e Tefnut (deusa da humidade), irmã e esposa de Geb (deus da terra), e mãe de Ísis, Néftis, Osíris e Seth. Esta deusa representava o céu, simbolizado pelo seu corpo, e surge iconograficamente sob a forma de mulher ou vaca.

Zeus

Zeus ficou com o céu; Hades, com o submundo; e Poseidon, com as águas. A partir disso, Zeus se tornou o rei do Universo, e os deuses do Olimpo passaram a ter o domínio sobre a Terra e os homens. Zeus era o deus mais importante e, portanto, ficou conhecido como rei dos deuses.

Gerada da saliva de Atum, é a deusa da humidade atmosférica. Irmã e consorte de Shu, mãe de Geb e Nut, Tefnut é associada ao advento da monarquia, sendo por isso representada como uma serpente a surgir de um cetro.

A importância e significado da Deusa Nut se traduzem na potência do céu que abriga, acolhe, aquece, refresca e alimenta a civilização egípcia. Representando o firmamento, trovões eram vistos como o riso de Nut e a chuva, o seu choro.

Ísis

Principais deuses do Egito
Ísis, a deusa mais importante do panteão egípcio e considerada mãe dos faraós.

Hathor – Deusa da Beleza egípcia
O principal mérito da deusa egípcia do céu, amor e beleza foi ela ter criado o sol.

Maria do Céu Whitaker Poças, ou simplesmente Céu, (São Paulo, 17 de abril de 1980) é uma cantora e compositora de música popular brasileira. Iniciou a carreira artística em 2002.

O Novo Testamento relata, porém, que Elias apareceu como ser transladado no alto de uma montanha para Pedro, Tiago e João, três dos Apóstolos de Jesus. (Ver Mateus 17:1–4.)

Osíris foi uma divindade egípcia, sendo uma das mais importantes na cultura desse povo da Antiguidade. Seus atributos sofreram alterações ao longo do tempo; inicialmente, ele era um deus da fertilidade, no entanto, posteriormente, assumiu a posição de deus dos mortos e da vida após a morte.

Nephthys é a deusa da morte, das trevas e do protetor das almas. Ela é representada com hieróglifos da coroa representando uma casa, geralmente com uma cesta, e às vezes ela é representada pelo falcão. Nephthys era filho de Geb (terra) e Nut (céu), e a irmã de Isis, Osiris e Set. Ela também era a esposa de Set.