Quando o dia é maior que a noite?

Perguntado por: acaetano6 . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.1 / 5 17 votos

Durante os dias de primavera e de verão, o dia é maior do que a noite. Em outras palavras, durante a primavera e o verão, o dia dura mais do que 12 horas. Consequentemente, a noite tem menos do que 12 horas. Já no outono e no inverno, a situação se inverte.

Isso acontece somente duas vezes no ano. A última foi em 21 de março e a próxima será no dia 23 deste mês. A diferença normal entre a duração do dia e a da noite acontece porque o eixo ao redor do qual a Terra gira sobre si mesma é inclinado 66,5 graus em relação ao plano da sua rotação em torno do Sol.

No solstício de verão, os dias são mais longos que as noites. Já no solstício de inverno, as noites são mais longas que os dias. Equinócio representa o momento em que nenhum dos polos está inclinado em relação ao Sol, o qual incide diretamente sobre a linha do Equador.

Variação da duração do dia e da noite
Após o equinócio de outono, o sol vai nascendo cada dia mais tarde e se pondo cada dia mais cedo até chegar na maior noite do ano em data próxima do solstício de inverno.

A sua chegada se deve a um fenômeno astronômico chamado Equinócio — quando a luz solar incide da mesma forma sobre os dois hemisférios, fazendo com que os dias e as noites tenham a mesma duração (12 horas cada). Esse evento acontece duas vezes por ano — e dá início à primavera e ao outono.

O solstício é um fenômeno ocasionado pela movimento de translação da Terra e tem início em 21 de dezembro e em 21 de junho. Solstícios são fenômenos que ocorrem em razão do movimento de translação do planeta.

Nesta quarta-feira, 21, registra-se o dia mais curto do ano e a noite mais longa do ano na Terra.

É entre os dias 20 e 21 de Junho de cada ano, quando o sol atinge a sua máxima distância da Terra, no chamado afélio. Nesse ponto, devido à inclinação do eixo da terra em relação à sua trajetória ao redor do sol – movimento de translação – ocorre a menor incidência de luz solar de todo o ano no hemisfério sul da Terra.

No hemisfério sul é o maior dia e menor noite do ano. Analogamente, o hemisfério norte tem o menor dia e a maior noite entre os dias 20 e 21 de dezembro. O fenômeno do Sol atinge o extremo sul entre os dias 20 e 21 de dezembro é denominado solstício.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

21 de dezembro de 2022

Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022. O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas.

Durante essa estação, as noites costumam ficar mais longas em razão da posição da Terra ao redor do sol, enquanto, no norte, com a chegada do verão, acontece o oposto: as noites são menores e os dias maiores. Durante o outono e a primavera, chamados equinócios, o dia e a noite possuem durações iguais, de 12 horas cada.

Além do friozinho do inverno, o mês de junho traz as 24 horas com menor iluminação solar e calor. O que você sabe sobre solstícios e equinócios? No próximo dia 21 de junho, acontece o chamado solstício de inverno.