Quando os dias são mais longos?

Perguntado por: lramos . Última atualização: 15 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

Hoje (21) é considerado o dia mais longo do ano, pois os raios solares atingirão os países do hemisfério Sul por mais tempo que o convencional. O fenômeno astronômico marca o início do verão, que sucede a primavera e antecede o outono. A estação do ano permanece até às 18h25 do dia 20 de março.

Nos hemisfério sul e norte, os solstício são denominados respectivamente “solstício de verão” e “solstício de inverno”. Após o dia 20 ou 21 de dezembro, a medida que a trajetória solar se desloca para o Norte, os dias no hemisfério sul continuam mais longos do que a noite, mas a diferença entre ambos diminui.

Este ano, ocorrerá no dia 22 de dezembro de 2023, quarta-feira, às 03h27. Nessa data, o inverno começa em Portugal e em todo o hemisfério norte, e o verão começa no hemisfério sul. É o dia mais curto do ano e, consequentemente, que tem a noite mais longa.

Como o eixo é inclinado, os dias e as noites não têm a mesma duração em todos os lugares da Terra. Apenas em duas ocasiões, aproximadamente em 21 de março e em 23 de setembro a noite e o dia duram, em todos os lugares da Terra, cerca de 12 horas cada um: são os equinócios.

Conforme os dias vão passando, a duração do dia e da noite mudam. É por esse motivo que no início do verão demora mais para escurecer, pois os dias são maiores, enquanto no início do inverno anoitece mais cedo, pois as noites são maiores.

Neste dia 20 de março ocorre o equinócio de outono no hemisfério sul, época em que a duração do dia é aproximadamente igual à duração da noite. Com o passar do tempo, os dias vão ficando menores e as noites maiores até o solstício de inverno que em 2023 será no dia 21 de junho, às 11h58 (hora legal de Brasília).

21 de dezembro de 2022

Os brasileiros terão o dia mais longo do ano neste 21 de dezembro de 2022. O acontecimento será nos países do Hemisfério Sul que passarão pelo solstício de verão. Esse fenômeno marca o início do verão, estação do ano com temperaturas mais altas e com mais chuvas.

22 de dezembro

No Hemisfério Sul, onde está o Brasil, o solstício de verão ocorre entre os dias 21 e 22 de dezembro. Em 2023, o verão começa em 22 de dezembro às 00h27 e termina em 20 de março de 2024.

Segundo o mais recente comunicado do renomado especialista da Climaterra, Ronaldo Coutinho, datado de quarta-feira, 9 de agosto, a transição da primavera de 2023 para o verão de 2024 traz consigo a preocupante perspectiva de chuvas mais frequentes e volumosas e risco maior de tempo severo no Sul do Brasil.

21 de junho

Atualmente o início do inverno ocorre no dia 21 de junho, podendo ocorrer também no dia 20. Essa mudança de data está relacionada, em primeiro lugar, à precessão dos equinócios, que resulta no movimento dos pontos dos equinócios em relação às estrelas.

O solstício de inverno de 2023, considerado o dia mais curto do ano (por causa do menor tempo de incidência de luz solar), ocorre nesta quarta-feira (21) e marca o início da estação mais fria no Hemisfério Sul, que seguirá até 23 de setembro próximo.

Durante o solstício de inverno, os dias são mais curtos e as noites são mais longas. Os dias e as noites têm a mesma duração. Acontece nos dias 20 ou 21 de junho e 20 ou 21 de dezembro em ambos os hemisférios. Acontece nos dias 20 ou 21 de março e 22 ou 23 de setembro em ambos os hemisférios.

O solstício de inverno ocorre todos os anos nos dias 21 ou 22 de dezembro, enquanto o solstício de verão ocorre nos dias 20 ou 21 de junho, no hemisfério norte.

Quanto mais longe um país está do equador, mais oblíquo é o caminho do sol até o horizonte. E isto causa uma diferença no tempo que leva para o sol se pôr. Washington, D.C. está a 39. graus de latitude norte, que está bem longe do equador.

Tente atualizar a página. O governo Lula (PT) ainda não decidiu se, em 2023, o Brasil vai ter horário de verão, apesar de estudos e de uma enquete no Twitter antes de o presidente assumir.