É possível viver no planeta Mercúrio?

Perguntado por: smenezes . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.4 / 5 14 votos

A proximidade de Mercúrio com o Sol (é o planeta mais próximo dessa estrela) torna o desenvolvimento da vida nesse planeta bastante difícil, pois há altas e baixas temperaturas, instabilidades climáticas, atmosfera fraca e uma superfície escura, talvez devido à presença de grafite ou mesmo pelas altas temperaturas, que ...

Mercúrio possui uma camada muito fina de atmosfera. Seres humanos não conseguiriam viver lá. A superfície de Mercúrio possui buracos provocados por choques de objetos tais como meteoritos e asteróides.

Mas, por quais motivos os demais não podem abrigar vida? Porque Júpiter, Saturno, Urano e Netuno são gasosos, ou seja, não têm solo. Quanto aos planetas rochosos, Mercúrio e Vênus são muito próximos do Sol e Marte um pouco distante demais. Por isso somente a Terra pode naturalmente abrigar vida em nosso Sistema Solar.

Existe água em Mercúrio? Parece estranho pensar que exista água em um planeta tão quente, muito menos gelo de água. Mas foi isso o que a MESSENGER parece ter encontrado. Na verdade, a sonda detectou um reflexo, que parecia ter vindo de um pedaço de gelo, em algumas das crateras ao redor dos polos do planeta.

Principais características do planeta Mercúrio
A atmosfera do planeta Mercúrio é praticamente inexistente, porém em sua superfície há potássio, sódio, hélio, oxigênio, nitrogênio, dióxido de carbono, entre outros.

A inalação ou ingestão de grandes quantidades de mercúrio, no entanto, pode resultar em sérias consequências neurológicas. Os sintomas podem incluir tremores, insônia, perda de memória, dores de cabeça, fraqueza muscular e — em casos extremos — morte.

A Nasa, agência espacial norte-americana, anunciou na 3ª feira (10. jan. 2023) a descoberta de um novo planeta habitável, o TOI 700 e. A novidade foi apresentada na 241ª reunião da American Astronomical Society, em Seattle.

Sem atmosfera, o planeta não tem chuvas. Por esse motivo, enquanto estivesse vivendo no planeta, você não precisaria se preocupar com tempestades. Além disso, como em Mercúrio não há água em estado líquido ou vulcões ativos, você estaria a salvo de tsunamis e erupções.

O planeta Netuno possui características como as baixíssimas temperaturas, a composição por gases diversos, o registro de fortes ventos, e, ainda, a ocorrência de um clima muito adverso, que, até onde se sabe, não permite a sobrevivência de nenhuma forma de vida.

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

Desde as descobertas da missão Messenger, em 2012, os cientistas sabem que existe gelo em Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.

Mercúrio

A Agência Espacial Europeia lançou recentemente a missão BepiColombo para Mercúrio, em uma tentativa de conhecer um pouco melhor o planeta.