Porque Júpiter não tem anéis?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 20 votos

No entanto, existe um motivo para que não existam anéis em Júpiter: as suas luas massivas impedem que anéis de gelo se formem em sua órbita.

Os anéis de Júpiter são um sistema de anéis que circunda o planeta Júpiter. Foi o terceiro sistema de anéis planetários a ser descoberto no Sistema Solar, após os anéis de Saturno e de Urano, e foi observado pela primeira vez durante a visita da sonda espacial Voyager I em 1979.

Os anéis de Júpiter são formados pelos impactos de pequenos meteoros nas luas do planeta. Os destroços ficam retidos na órbita, e precisam sempre de mais poeira para continuar existindo.

Júpiter possui um anel, descoberto em 1979. Ele é muito tênue, tem menos de 1 km de espessura e 6.500 km (é a diferença entre o seu raio interno e o externo) de largura. O anel é constituído de pequenas partículas de poucos mícrons de diâmetro.

Um novo estudo, conduzido pela Universidade da Califórnia-Riverside, afirma categoricamente: não só Júpiter não tem, como nunca teve anéis em toda a sua história. Bem, na verdade, ele tem. Todos os gigantes gasosos – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – têm anéis.

Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfície rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.

Saturno

Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar — contando-se a partir da distância do sol —, sendo mais conhecido pelos anéis que o circundam.

O anel interior Gossamer de Amalteia estende-se desde a órbita de Adrástea até à órbita de Amalteia a 181,000 quilómetros (112,000 milhas) do centro de Júpiter. O anel Gossamer de Tebe, mais fraco, estende-se desde a órbita de Amalteia até aproximadamente à órbita de Tebe a 221,000 quilómetros (136,000 milhas).

Saturno, apesar de ser menor que Júpiter, parece ter muito mais luas irregulares. Pode ter três vezes mais que Júpiter, com cerca de três quilômetros de tamanho.

Saturno não é o único a ter anéis. Júpiter, Netuno e Urano também têm estruturas do tipo em sua volta, mas elas são tão tênues e finas que se tornam praticamente invisíveis.

Júpiter é conhecido por suas características “listras” coloridas, como a famosa Grande Mancha Vermelha, que se fazem presentes por toda a extensão do planeta.