Qual é o pior açúcar ou adoçante?

Perguntado por: elacerda . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 6 votos

O açúcar em excesso pode levar ao ganho de peso, problemas metabólicos, diabetes e cáries. Por outro lado, a sucralose, como adoçante artificial, tem sido associada a efeitos negativos na flora intestinal e pode aumentar o apetite.

A saúde e o emagrecimento dependem de outros fatores
Trocar o açúcar pelo adoçante pode ajudar você a ingerir algumas calorias a menos, mas uma verdadeira melhora na saúde e uma perda de peso significativa dependem de outros fatores.

Os adoçantes podem ser classificados em nutritivos e não-nutritivos, mas em ambos os casos estimulam os mesmos receptores que o açúcar - presentes na boca -, e enviam à informação ao cérebro de que há consumo de doce. Alguns adoçantes ativam esses receptores de 30 a 20 mil vezes com mais intensidade do que o açúcar.

Os adoçantes que substituem o açúcar tampouco ajudariam a reduzir o risco de doenças não transmissíveis (DNTs), como câncer ou diabetes, segundo o relatório. A OMS alerta que, na verdade, o uso prolongado de adoçantes aumentaria o risco de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e morte prematura em adultos.

Ele aumenta os níveis de glicose no sangue, dificultando a produção do hormônio insulina, causando resistência à insulina e diabetes tipo 2, além de estar relacionado ao aumento do risco de outras doenças, como obesidade, gordura no fígado, cáries, hipertensão e doenças cardiovasculares, sendo essas últimas as que mais ...

Revisão da OMS sugere que uso prolongado pode levar ao risco aumentado de diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e mortalidade em adultos (Dulla/.)

As 6 melhores alternativas naturais

  1. Açúcar mascavo. O açúcar mascavo, assim como o açúcar branco, também provém da cana-de-açúcar. ...
  2. Mel. O mel de abelha é um adoçante natural conhecido por todos nós. ...
  3. Xilitol. ...
  4. Açúcar de coco. ...
  5. Eritritol. ...
  6. Melado de cana.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.

“Dentre os diferentes tipos de açúcar, os que possuem menor processamento são sempre mais indicados, como o mascavo e o demerara. Os mais refinados, como o cristal, o refinado e o de confeiteiro, são os mais prejudiciais à saúde, pois passam por processamentos químicos em sua elaboração.

Conheça 5 substitutos do açúcar refinado para deixar suas receitas mais leves

  1. Stevia. Em formato de gota ou pó, stevia é um adoçante natural de baixa caloria extraído de uma planta do Brasil facilmente encontrado em lojas de produtos naturais e também em supermercados. ...
  2. Mel de abelha. ...
  3. Açúcar mascavo. ...
  4. Xilitol. ...
  5. Agave.

De acordo com a OMS, o uso contínuo dos adoçantes sem açúcar pode levar a efeitos adversos graves, incluindo maior probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2, podendo também aumentar a taxa de mortalidade em adultos.

Entre os desaconselhados estão: acesulfame K. aspartame. advantame.