Qual é o médico que cuida da vesícula?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 5 votos

gastroenterologista

Qual a especialidade para pedra na vesícula? Suspeitas da pedra na vesícula Identificando os sintomas supracitados, deve-se procurar um gastroenterologista para fazer os exames. Deste modo é possível ter um diagnóstico e detectar o seu problema.

A partir do momento em que se faz o diagnóstico de colelitíase (cálculos ou pedras na vesícula), independentemente de sintomas, é indicado iniciar o planejamento para a remoção da vesícula biliar. A mesma recomendação cirúrgica é válida para o paciente que apresenta pólipos na vesícula”, esclarece o médico.

O diagnóstico na maioria das vezes é feito através de uma ecografia. Exames de Sangue: Alteração do hemograma pode evidenciar sinais de infecção, como a leucocitose e a bastonetose. Alterações de exame de função hepática, como TGO, TGO, GGT podem ser vistas, porém geralmente discretas.

O hepatologista é o médico responsável por cuidar da saúde do fígado, vesícula biliar e pâncreas. Assim, trabalha na prevenção, diagnóstico e no tratamento das doenças que atingem estes órgãos. Por exemplo: hepatites A, B e C, cirrose e as chamadas doenças metabólicas.

O exame mais comum para avaliar a condição da Vesícula Biliar é a Ultrassonografia de Vias Biliares. Entretanto, há também a possibilidade de fazer a Ressonância Magnética. Estes exames podem identificar Colecistite, que é a inflamação da Vesícula e/ou a Colelitíase, que é a presença de Pedras na Vesícula.

Se essa obstrução da vesícula continuar por um tempo maior, pode ocorre a infecção, que é um quadro mais grave, com piora da dor e aparecimento de febre. É importante sabermos que o processo inflamatório crônico, causado pelos cálculos biliares, é um agravante, já que pode até levar ao câncer de vesícula.

De hospitalização podem ser de 3 a 5 dias e o retorno às atividades pode demorar até 3 semanas. Ainda no hospital, por algumas horas depois da cirurgia, você ainda pode sentir dores no abdômen ou no ombro. Náuseas também podem acontecer e nesse caso é preciso tomar a medicação prescrita pela equipe médica.

Sintomas de vesícula inflamada

  • Dor aguda no lado direito do abdome.
  • Febre quase sempre baixa, em torno de 38ºC.
  • Sensação de náuseas.
  • Vômitos frequentes.
  • Icterícia, que é a coloração amarelada da pele e da esclera (parte branca dos olhos)
  • Emagrecimento.

leia mais , que geralmente é causada pela impactação de um cálculo biliar no ducto cístico, a vesícula não é visibilizada pelo exame.

Entre as principais causas da inflamação da vesícula biliar estão o excesso da presença de colesterol e sais minerais na bile. Com esse excesso, pequenas pedras se formam e, assim, bloqueiam ou interrompem o fluxo da bile.

Por isso, qualquer sintoma relacionado a esses órgãos, incluindo situações comuns como enjoo, azia ou queimação no estômago, refluxo, vômitos, alteração na digestão, dor abdominal, diarreia, prisão de ventre, gazes, inchaço ou distensão abdominal são indicativos de que você deve procurar um gastroenterologista.

Além dessas ocorrências, é recomendado consultar um endocrinologista sempre que você sentir alterações em seu organismo e em seu estilo de vida, como, por exemplo: distúrbios de sono, falta de libido ou desenvolvimento sexual irregular, dificuldade para engravidar, mudanças significativas de peso, irregularidade ...

No entanto, é possível encontrar a cirurgia de colecistectomia na rede particular por valores entre R$10.000,00 e R$ 20.000,00.

Normalmente, a dor causada pelos cálculos biliares é intensa, por isso, o ideal é tomar um medicamento que tenha ação antiespasmódica e analgésica. O medicamento perfeito é o Buscopan Composto.