O que é o stevia?

Perguntado por: iantunes6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 5 votos

Esteviosídeo cujas propriedades açucaradas provêm de glicosídeos de esteviol, extraídos das folhas da planta Stevia rebaudiana Bertoni, trata-se de um edulcorante de origem natural com 40 a 300 vezes o ...

O adoçante stevia é um produto que possui baixas calorias, sendo um ótimo substituto do açúcar nas receitas que podem ser tanto diet como light. Esse adoçante saudável é considerado uma ótima opção para diabéticos, pois possui stevia, uma substância extraída das folhas da planta medicinal Stevia Rebaudiana.

A stevia é um adoçante natural obtido da planta Stevia Rebaudiana Bertoni e que pode ser utilizada para substituir o açúcar convencional em sucos, chás, bolos e outros doces, do mesmo modo que em diversos produtos industrializados, como refrigerantes, sucos processados, chocolates e gelatinas.

Efeitos colaterais e contraindicações
No caso de pessoas com diabetes, hipertensão ou problemas renais, crianças e mulheres grávidas, o seu uso deve ser orientado pelo médico ou nutricionista. Alguns estudos sugerem que a stevia crua poderia causar hipotensão ou interagir com os medicamentos para a diabetes.

Extratos e folhas dessa planta são utilizadas há muitos anos em regiões situadas entre o Paraguai e o Brasil. A stevia - ou estévia - tem poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum). Seu consumo é seguro, porém a ingestão não deve passar de 5,5 mg/kg de peso corporal ao dia.

Linea 100% Stevia é um adoçante dietético líquido 100% natural, extraído da Stevia Rebaudiana, uma planta com poder adoçante de 200 a 400 vezes maior que a sacarose (açúcar comum). A estévia é um adoçante natural, inofensiva à saúde e muito recomendada por médicos e nutricionistas.

stevia

O adoçante stevia é uma ótima opção natural para quem quer ou precisa, por algum motivo, substituir o açúcar em sua alimentação, mas não quer deixar de sentir o gosto doce. Inclusive, o adoçante Stevia é conhecido por seu rendimento superior em relação ao açúcar comum.

sucralose

Os adoçantes mais indicados atualmente são os à base de esteviosídeo e de sucralose, pois são extraídos de vegetais e frutas, portanto, naturais e sem contraindicações. Tem 300 vezes mais poder edulcorante em relação à sacarose (presente no açúcar). Pode ser consumida sem nenhuma contraindicação por qualquer pessoa.

O adoçante em pó culinário Lowçucar com stevia, é excelente substituto para o açúcar em preparações que necessitam de altas temperaturas, mantendo o sabor, a textura e o volume das receitas. Pode ser usado no forno e no fogão.

Segundo nova diretriz da Organização Mundial de Saúde (OMS), os adoçantes artificiais devem ser utilizados apenas por quem já tem diabetes e em quantidades mínimas.

O adoçante de stevia pode ser usado por pessoas diabéticas, mulheres grávidas ou crianças, porque não tem efeitos colaterais, nem causa alergia. A substância também protege os dentes e não causa cáries. Diabéticos só devem fazer uso com o conhecimento do seu médico.

Os melhores adoçantes para a saúde, de acordo com os especialistas, são os de origem natural, como stevia, xilitol e eritritol. Têm segurança estabelecida e costumam conferir dulçor semelhante ao açúcar, além de apresentar poucos efeitos colaterais e serem estáveis à temperatura do cozimento.

o adoçante stevia apresenta praticamente zero carboidrato; o eritritol também tem quase zero carboidratos (2 ou 3g a cada 100g); o xilitol tem cerca de 60% da sua composição de carboidratos absorvíveis.