Qual é o papel da Índia no BRICS?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 17 votos

A Índia faz parte do mecanismo de facilitação do comércio e investimento Brics e é um membro importante da aliança, com uma das duas maiores populações do mundo e a terceira maior economia do mundo em termos de Produto Interno Bruto.

Na composição dos BRICS, a China está ocupando cada vez mais um lugar de destaque. Além de ser o único país em desenvolvimento com assento permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas, seu vertiginoso crescimento econômico a obrigou a redesenhar sua posição no âmbito mundial.

Principais setores econômicos
A Índia é a quarta potência agrícola mundial. O pilar central da economia indiana é a agricultura, que representa perto de 16,8% do PIB e emprega 42,6% da população ativa.

Brics era um grupo de países formado por somente cinco grandes economias emergentes: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A partir de 2024, seis novas economias nacionais emergentes foram convidadas a fazer parte do Brics: Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã.

Essa nação vem apresentando um crescimento anual de cerca de 6,3% nos últimos anos; dentre os principais fatores estão as multinacionais instaladas no país. Os principais atrativos que levaram essas empresas a se instalarem na Índia foram o elevado número de mão-de-obra com baixo custo e o enorme mercado consumidor.

Por que outros países querem entrar no Brics? A expansão do Brics está entre os principais tópicos da cúpula anual na África do Sul. Vinte e três países se inscreveram formalmente para se tornar membros permanentes do grupo, incluindo Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes Unidos, Argentina, Indonésia, Egito e Etiópia.

  • Rússia
  • China
  • Brasil
  • Índia

A Índia representa a quinta maior economia do mundo, com um Produto Interno Bruto (PIB) de 3,25 trilhões de dólares segundo os dados mais recentes do Fundo Monetário Internacional (FMI). O país é classificado como nação emergente em desenvolvimento, sendo um dos membros do grupo econômico dos Brics.

A Índia exporta principalmente óleos de petróleo (13,7%), medicamentos (4,3%), diamantes (6,3%) e artigos de joalheria (2,7%), enquanto importa óleos de petróleo (18,7%), ouro (9,8%), diamantes (4,6%), carvão e combustíveis sólidos similares (4,5%), gás de petróleo e outros hidrocarbonetos gasosos (4,2%).

petróleo bruto, fertilizantes, equipamentos para transporte e etc. Os principais produtos cultivados são: chá, algodão, trigo, juta, arroz, tabaco, milho e cana-de-açúcar. Existem grandes áreas com monoculturas voltadas para a exportação.

A expansão foi anunciada ao término da 15ª cúpula de líderes do bloco, na África do Sul. Brasil (B), Rússia (R), Índia (I), China (C) e África do Sul (S de South Africa) convidaram seis nações para o bloco: Argentina. Egito.

O BRICS desempenha um papel significativo no setor de importação e exportação no Brasil, trazendo benefícios e oportunidades. Como associação de países emergentes, torna-se uma plataforma para a promoção do comércio bilateral e multilateral entre seus membros, o que impulsiona o fluxo de bens e serviços.

O Brics propõe que a BricsCoin seja uma moeda respaldada pelo ouro. A concepção é que cada unidade da moeda tenha um valor equivalente a uma quantidade específica de ouro físico, garantindo assim um valor intrínseco lastreado por reservas mantidas pelo Banco do Brics.