Quais são os impactos da globalização no mundo?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 15 votos

maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.

A globalização divide-se em econômica e cultural. A propagação de informações de maneira rápida e o maior contato com diferentes povos e culturas são vantagens da globalização. A padronização do consumo e o aprofundamento das desigualdades socioespaciais são algumas de suas desvantagens.

A globalização cria oportunidades de emprego, mas pode também resultar na perda de postos de trabalho. Gerir a globalização para tirar o máximo partido é uma prioridade para a União Europeia (UE), tal como construir uma Europa social que ajude os trabalhadores despedidos a encontrar novos empregos.

A globalização também leva a fusões e reestruturações de empresas, mudanças de capital e de unidades de produção para outros países onde a mão-de-obra é mais barata, em geral mantendo o controle administrativo, a distribuição e o marketing nos seus países de origem.

Os países inseridos na globalização tiveram mudanças significativas no volume de comércio exterior em relação ao Produto Interno Bruto, passando de 16% para 32% nos últimos vinte anos. Como elemento de comparação, nos países ricos esse aumento foi de 29% para 50%.

Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a extrema poluição, a formação das ilhas de calor, a questão da inversão térmica e os impactos gerados pela má destinação dos resíduos sólidos e da ausência de saneamento ambiental.

Além da tecnologia, é preciso implementar cursos e oportunidades para a produção de pesquisa, criação de novos recursos e programas de incentivo à educação. A globalização possibilita o acesso à tecnologia, ciência e pesquisa a nível mundial, proporcionando o aumento nos níveis e aplicação do conhecimento.

Há uma grande disparidade econômica, tecnológica e social entre os países do planeta, ao longo do tempo o processo de globalização tem contribuído de maneira direta para o aumento em massa da pobreza, excluindo um número cada vez maior de pessoas.

A globalização é um fenômeno caracterizado pelo desenvolvimento dos transportes e das comunicações em escala mundial. Esse desenvolvimento possibilitou o aumento dos diversos fluxos no planeta, resultando assim em um processo de integração mundial, tendo como base o sistema capitalista de produção.

Com a globalização, houve um engessamento nos movimentos e nas aspirações dos Estados Nacionais e, ao passo em que o Estado-Nação diminui, aumentam os movimentos das grandes orporações econômicas através das empresas transnacionais.