Qual foi o ano de criação do Mercosul?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Em março de 1991, os presidentes do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, reunidos em Assunção, assinaram o documento de criação do Mercosul. Desse ato, nasceu um bloco regional que hoje, se fosse um único país, surgiria como a 9ª maior economia do planeta.

26 de março de 1991

Esta página reúne informações sobre o MERCOSUL, bloco fundado em 26 de março de 1991, com a assinatura do Tratado de Assunção pelos governos de Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai.

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esse bloco conta também com países associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Em 1991, quando o Mercosul foi criado, um dos objetivos iniciais era ampliar o comércio entre as nações sul-americanas. Nesse sentido, o bloco teve bastante sucesso, sobretudo na relação entre Brasil e Argentina, que se tornaram grandes parceiros econômicos desde então.

Os Estados Partes fundadores do MERCOSUL e signatários do Tratado de Assunção (TA) são a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai.

Países-membros: são os países que fundaram o Mercosul ou aqueles que ingressaram após a criação do bloco. São eles: Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela (suspensa).

Atualmente, o Mercosul é formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, sendo que essa última está suspensa dos seus direitos e deveres. Além disso, o bloco também conta com “Estados Associados”, que seriam a Bolívia, em processo de adesão ao Mercosul, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O objetivo de sua criação foi a construção de um mercado comum de livre comércio na América do Sul.

Objetivo do Mercosul
O foco do bloco é a integração da região conhecida como "Cone Sul", nos âmbitos econômico, político e social. Igualmente, deseja preservar democracia dos países do continente sul-americano. Isso culminará na adoção de uma política comercial comum.

No entanto, para alcançar o estágio de Mercado Comum, o Mercosul ainda terá que concretizar quatro objetivos de grande envergadura, quais sejam: a coordenação de políticas macroeconômicas, a liberalização do comércio de serviços, a livre circulação de mão-de-obra e a de capitais.