Por que os blocos regionais surgiram?

Perguntado por: oramos9 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 16 votos

Os blocos regionais surgiram devido às reformas econômicas impulsionadas pelo processo de globalização, pelo desenvolvimento das comunicações e pela ampliação das trocas comerciais. O objetivo era facilitar o comércio entre os países-membros.

Eles surgiram do reflexo da constante competição de economias mundiais. Além disso, é um movimento cada vez mais comum no mercado planetário para aguentar o ritmo acelerado dos países. A formação de blocos econômicos tem por objetivo criar condições de dinamizar e intensificar a economia no mundo globalizado.

Eles surgiram no período pós Segunda Guerra Mundial, quando os Estados Unidos tornava-se uma potência.

Esse bloco econômico busca facilitar o comércio e a cooperação entre seus membros, além de promover a integração regional e fortalecer a posição desses países no cenário global. Em resumo, os blocos econômicos surgiram como uma resposta à necessidade de cooperação e fortalecimento mútuo entre as nações.

Muitos países, com o intuito de se fortalecer economicamente, unem-se para alcançar mercados e verticalizar a sua participação e influência comercial no mundo. A criação de blocos econômicos estreitou as relações econômicas, financeiras e comerciais entre os países que compõem um determinado bloco econômico.

O bloco é uma União Aduaneira, portanto, adota uma Tarifa Externa Comum (TEC). Isso quer dizer que grande parte dos produtos negociados por estes países não paga imposto. Além disso, eles seguem as mesmas taxas de importação e exportação quando a negociação ocorre para países fora do bloco.

Algumas das características dos blocos econômicos são:

  • Livre comércio.
  • Livre circulação de pessoas e mercadorias.
  • Adoção da mesma moeda.
  • Condutas comerciais comuns entre os países-membros.

Mercado Comum do Sul

O Mercado Comum do Sul (Mercosul) é um bloco econômico sul-americano criado em 1991. São membros fundadores do bloco Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Esse bloco conta também com países associados, que são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

O principal objetivo do Nafta é estabelecer acordos de livre-comércio assim como a unificação de taxas tarifárias entre os seus países-membros, fomentando assim o comércio regional, com foco nas nações localizadas na América do Norte.

Blocos Econômicos da América Latina

  • ALBA (Aliança Bolivariana para as Américas)
  • ALCA (Área de Livre Comércio das Américas)
  • MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)

A lógica está em, ao substituir importações, países ou regiões lograriam se industrializar, já que sem concorrência externa os mercados nacionais ou regionais proveriam as economias de escala necessárias à industrialização, além de terem alto grau de intervencionismo estatal.

Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações. No último século, o processo de globalização se acelerou bastante devido à Terceira Revolução Industrial (ou Revolução Técnico-Científico-Informacional).

Em março de 1991, os presidentes do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, reunidos em Assunção, assinaram o documento de criação do Mercosul. Desse ato, nasceu um bloco regional que hoje, se fosse um único país, surgiria como a 9ª maior economia do planeta.

Os fatores para a formação de um bloco economico é que os países estabelecem livre comercio entre si sem as barreiras alfandegarias - os impostos. * O primeiro bloco economico foi criado pela Europa em 1956. O que favoreceu a criação dos blocos econômicos foi o protecionismo regional.