Qual é o país do café?

Perguntado por: lcunha4 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.5 / 5 6 votos

Brasil é o país

Há séculos a ideia de que o Brasil é o país do café permeia a cultura nacional. Não é sem motivos: o grão foi o principal produto de exportação nacional durante muitas décadas, sendo um personagem constante no desenvolvimento do país pós-imperial.

8 Países Com os Melhores Cafés do Mundo: Confira!

  • Vietnã O Vietnã é o segundo maior país produtor de café do mundo. ...
  • Colômbia. A Colômbia é considerada um gigante no negócio de café, fornecendo 15% do café do mundo. ...
  • Guatemala. ...
  • Costa Rica. ...
  • A Península Arábica. ...
  • Jamaica.

Etiópia

A origem exata do café é extremamente incerta, mas muitos estudiosos a remetem ao século IX, nas terras altas da Etiópia. Justamente pela incapacidade de encontrar um local específico, diversas lendas sobre o surgimento do grão foram criadas.

Brasil

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. O Vietnã ocupa o segundo lugar e a Colômbia está em terceiro lugar. Juntos, os três países são responsáveis por mais da metade da produção mundial de café.

Starbucks

Qual é o café mais vendido do mundo? Fundada em 1971, a marca de café mais vendida do mundo é a da rede Starbucks, presente em mais de 70 países e em mais de 30 mil localizações ao redor do mundo.

Kopi Luwak

Kopi Luwak
Ele é produzido a partir dos grãos de café que foram comidos e excretados por civetas, pequenos mamíferos encontrados em muitas partes da Ásia. O café é produzido em áreas da Indonésia, Filipinas e outras partes do sudeste asiático, onde as civetas vivem em estado selvagem.

O café chegou ao Brasil em 1727, entrando pelo estado do Pará e cultivado na cidade de Belém, trazido pelo militar Francisco de Melo Palheta. Tem início o Ciclo da Café e a expansão das lavouras cafeeiras no período do Brasil Império.

Foi em 1727 que o oficial português Francisco de Mello Palheta, vindo da Guiana Francesa, trouxe as primeiras mudas da rubiácea para o Brasil. Recebera-as de presente das mãos de Madame D'Orvilliers, esposa do governador de Caiena. As mudas foram plantadas no Pará, onde floresceram sem dificuldade.

Chefe da terceira geração de uma família de cafeicultores, João Faria da Silva administra sete fazendas, onde estão plantados 18 milhões de pés de café arábica. Sua produção anual, em 2008, de 180 mil sacas, não só o coloca como o maior produtor do Brasil como também na liderança global.

– liderança mundial na exportação de soja (91 milhões de toneladas); – terceiro maior produtor de milho e feijão (105 milhões e 2,9 milhões de toneladas, respectivamente); – liderança mundial no açúcar (mais de um terço da produção mundial é brasileira); – maior exportador de carne bovina (2,5 milhões de toneladas).

Kopi Luwak

O café mais caro do mundo pode ser vendido por cerca de R$ 14.700 o quilo. Seu nome é Kopi Luwak, porém, é mais conhecido como café de civeta. As civetas são esses mamíferos pequenos com hábitos noturnos que vivem na África e na Ásia, principalmente na Indonésia.

Serra do Caparaó

Café produzido em sítio na Serra do Caparaó é eleito o melhor do ano no Brasil.

Cafés da América do Sul
O café mais famoso do sul do continente americano é o colombiano. Há muitos anos, a Colômbia ganhou sua reputação pela alta qualidade dos grãos produzidos em elevadas altitudes e temperaturas tropicais. O sabor da bebida aqui tem acidez média e é medianamente encorpado.

As marcas que tiveram a melhor avaliação global em relação à análise sensorial foram: Pimpinela, Qualitá, 3 Corações e Mellita. Já o café Jardim recebeu a menor nota de qualidade global nessa análise ou nesse quesito no nosso teste de cafés.