Onde é a terra do café no Brasil?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.2 / 5 13 votos

A produção de café no país está praticamente toda concentrada na região sudeste. O maior produtor atual do país é Minas Gerais, que produz 38% do café brasileiro. Em segundo lugar vem São Paulo, com 20%, seguido por Espírito Santo, com 17% e Paraná, com 13% do café nacional.

Sul de Minas
A microrregião do estado que fica mais próxima de São Paulo é a maior produtora de café do Brasil (e representa mais de 70% da produção de Minas Gerais).

Minas Gerais é o maior produtor de café do país.
A safra de 2021 chegou a 21,45 milhões de sacas colhidas, o que equivale a 46% da safra nacional, de acordo com os dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado (Seapa).

A planta de café é originária da Etiópia, centro da África, onde ainda hoje faz parte da vegetação natural. Foi a Arábia a responsável pela propagação da cultura do café. O nome café não é originário da Kaffa, local de origem da planta, e sim da palavra árabe qahwa, que significa vinho.

Duas das principais variedades do café produzidas no Brasil são a Robusta, cultivada principalmente em parte do sudeste, nordeste e norte, e a Arábica, produzida em larga escala no centro-oeste, sudeste e sul.

O recorde de pontuação dos cafés naturais do Cup of Excellence, principal concurso de qualidade no mundo, atualmente pertence à fazenda de Sebastião Afonso da Silva, no município de Cristina (MG). O café atingiu a pontuação de 95,18 em uma escala que vai até 100 o valor máximo.

Este é o café catuaí vermelho, produzido pelo sítio Café da Sophia, na Serra do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo. Foi este sabor que conquistou os jurados da Semana Internacional do Café, realizada em Belo Horizonte, e que acabou levando o grande prêmio Coffee of The Year 2022 Brasil.

João Faria da Silva: maior produtor de café do mundo.

São Paulo

São Paulo é disparada a cidade em que seus habitantes mais consomem café no Brasil. Não à toa, a megalópole mais populosa do país comercializa cerca de 25 milhões de xícaras da bebida por dia. Além disso, os paulistanos também são os que mais bebem café fora de casa. Em segundo lugar, está a região nordeste do país.

Surpreendendo a poucos, o maior produtor de café do mundo segue sendo o Brasil, número 1 tanto na produção quanto na exportação. Segundo dados e números do Sumário Executivo do Café, de abril de 2022, a produção cafeeira no Brasil para o ano está estimada em cerca de 55,7 milhões de sacas de 60kg.

As principais cidades produtoras são Patrocínio, Monte Carmelo, Araguari, Patos de Minas, Campos Altos, Unaí, Serra do Salitre, São Gotardo, Araxá e Carmo do Paranaíba.

A história da propagação do cultivo e uso do café pelo mundo é uma das mais interessantes e românticas que há. Começa no Chifre da África – na Província de Kaffa, Etiópia – , onde o cafeeiro provavelmente teve origem.