Qual é o objetivo de uma introdução?

Perguntado por: lbonfim . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.7 / 5 5 votos

A introdução deve despertar o interesse do leitor pela leitura, antecipando os resultados mais relevantes. Recomenda-se que a introdução seja a última parte a ser redigida. É a indicação daquilo que se pretende alcançar com a intervenção proposta.

Na introdução, você vai fazer uma breve apresentação do tema. O estudante deve explicar porque decidiu por esse tema, como chegou a esse assunto, porque merece ser estudado, pesquisado e ser o foco central do seu projeto. Faça um contexto que tenha sentido, não deixe o tema solto no início do pré-projeto.

A introdução, portanto, apresenta o objeto de estudo já delimitado e as razões desta delimitação. Além disso, a introdução apresenta o projeto em si, como ele está estruturado e o que o leitor e leitura podem esperar encontrar em cada uma de suas partes.

A introdução é a parte do artigo científico em que o autor informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É local para precisar aspectos particulares da pesquisa, tais como a justificativa para a sua realização, a originalidade e a lógica que guiou a investigação.

Seguindo as normas da ABNT, a introdução compõe a parte textual do TCC, junto com o desenvolvimento e conclusão. De forma geral, a introdução deve introduzir o leitor ao assunto principal do trabalho e apresentar os objetivos e metodologia da pesquisa.

  1. Defina o caminho que você vai percorrer. Como dissemos, os objetivos são uma espécie de guia para o trabalho. ...
  2. Não tenha muitos objetivos. Mantenha em mente que você deve ter apenas 1 objetivo geral. ...
  3. Delimite o seu estudo. Lembre-se que o seu objetivo é um guia. ...
  4. Parta de uma hipótese. ...
  5. Use os verbos corretos.

O objetivo geral é o elemento que resume e apresenta a ideia central do trabalho acadêmico. Ou seja, o objetivo geral responde à pergunta: O que é? Então ele deve expressar de forma clara qual é a intenção da pesquisa.

Indo direto ao ponto, introdução é o início de um texto. Ela tem o intuito de introduzir o assunto que será abordado pelo autor. De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura.

A introdução é o primeiro contato para com a significância do estudo e da ideia que queremos passar. Através dela, você, pesquisador(a), irá apresentar a sua questão de pesquisa, e onde você irá desenvolver sua problemática.

A introdução é primordial para produzir um conteúdo, pois é essa etapa que vai incentivar a leitura completa do texto. Por isso, é importante que a introdução seja muito bem escrita e atrativa para que o leitor permaneça no conteúdo até o fim.

A introdução tem o objetivo de contextualizar e direcionar o tema para o leitor.

1 INTRODUÇÃO: Informa o que foi pesquisado e o porquê da investigação. É a parte do artigo que prepara o leitor para entender a investigação e a justificativa de sua realização. Deve ser organizada com o propósito de despertar o interesse do leitor e fazê-lo prosseguir na leitura.

Não elencar os pontos principais da leitura
Por isso ela deve ser escrita em um tom que lhe é familiar e precisa, obrigatoriamente, conter os principais pontos que serão abordados em um texto. Desse jeito, se aquele não for o conteúdo ideal o leitor pode tomar uma decisão rápida e partir para outro artigo.

Um bom objetivo precisa estar alinhado à vaga que você procura, além de especificar suas aspirações profissionais. Por exemplo, se sua candidatura é para o cargo de gerente de marketing, seu objetivo deve estar de acordo com os termos usados na área.