Qual é o objetivo da precipitação?

Perguntado por: rboaventura . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.1 / 5 12 votos

A precipitação é aplicável ao tratamento de resíduos perigosos que estão na forma aquosa e que apresentam constituintes tóxi- cos, os quais podem ser convertidos para uma forma in- solúvel.

A precipitação é uma parte importante do ciclo hidrológico, sendo responsável por retornar a maior parte da água doce ao planeta, sendo assim principal fonte de abastecimento dos sistemas hídricos, representando uma variável climática importante para todos os ecossistemas e principalmente para nós, seres humanos.

A precipitação é o retorno da água evaporada ao solo depois de passar pelo processo de condensação na atmosfera, e pode ocorrer na forma de chuva, neve ou granizo, por exemplo, sendo a chuva o tipo mais comum de precipitação.

Chamamos de precipitação quando qualquer líquido ou água congelada se forma na atmosfera e cai de volta na Terra. A precipitação ocorre de várias formas, como chuva, granizo e neve.

Chuvas são a precipitação da água em seu estado líquido. Elas são causadas pela ascensão de correntes de ar quente e úmido na atmosfera. Chuvas são a forma como a água retorna para a superfície terrestre na sua forma líquida, sendo portanto uma importante etapa do ciclo hidrológico. Trata-se de um tipo de precipitação.

As características principais da precipitação são o seu total, duração e distribuições temporal e espacial. O total precipitado não tem significado se não estiver ligado a uma duração. Por exemplo, 100 mm pode ser pouco em um mês mas é muito em um dia ou, ainda mais, numa hora.

De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:

  • Chuvas Orográficas. ...
  • Chuvas Convectivas. ...
  • Chuvas Frontais.

3) Quando a água cai do céu, chama-se PRECIPITAÇÃO, que é como ela volta para a superfície da Terra dentro do ciclo da água. Também pode ocorrer sob a forma de neblina, orvalho ou mesmo na forma sólida como neve e granizo.

Assoreamento dos rios e igarapés, racionamento de água nos municípios e aumento no número de incêndios e queimadas.

Precipitação em forma de chuva, neve, ou garoa, geralmente antecedem a frente na superfície, assim como chuvas convectivas e temporais.

Designa-se por "precipitação" todo o conjunto de partículas de água, quer no estado líquido, no estado sólido ou nos dois, que caem da atmosfera e que atingem a superfície do globo. A chuva, a neve e o granizo, são portanto diferentes formas de precipitação.

Todos os valores de precipitação são expressos em milímetros (mm) de água líquida equivalente para o intervalo de tempo precedente (ou em polegadas). Um milímetro de chuva corresponde a 1 litro por metro quadrado de água sobre a superfície, ou cerca de 10 milímetros de neve.

O vapor de água sobe para camadas mais altas da atmosfera e condensa-se, formando nuvens, que são pequenas gotículas de água no estado líquido. Quando essas nuvens ficam carregadas, ocorre a precipitação (chuva), que pode ocorrer na forma líquida ou nas formas de granizo e neve.

Uma situação estacionária da circulação de grande escala em latitudes médias pode influir diretamente na precipitação e temperatura sobre o Sudeste, caso a Região esteja ou não sendo afetada por sistemas associados ao escoamento ondulatório da atmosfera.

A reação de precipitação, em tubo de ensaio, pode ser utilizada, por exemplo, para a detecção de imunoglobulinas do soro humanao que se pre- cipitam a baixas temperaturas (crioglobulinas) (Fig. 5.2).