Qual é o nome da chuva?

Perguntado por: aduarte . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.5 / 5 11 votos

Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica. A chuva pode precipitar-se de diversas maneiras, e a diferença ocorre segundo o seu processo de formação. Tipos de chuva correspondem às diferentes classificações de precipitação.

2 chuvisco, garoa, chuvisqueiro, borraceiro, borriço, borrifo, borrisco, cacimba, morrinha, nimbo, orvalheira, orvalho, patameira, peneira, relento, sereno, zimbro.

Tipos de chuva: frontal, orográfica, convectiva e chuva ácida.

A chuva é cientificamente descrita como uma precipitação em forma de gotas aproximadamente com 0,5 mm de diâmetro. Quando estas gotas são menores, este fenômeno recebe o nome de garoa.

istock.com / Nastco Os tipos de chuvas mais comuns são as orográficas, ciclônicas, convectivas e ácidas.

Associadas com chuvas fortes, raios, granizo e tornados. Observação: Nimbostratus e Cumulonimbus são as nuvens responsáveis pela maior parte da precipitação.

Do Latim inundare, “encher de água”, formado por in-, “em”, mais unda, “onda”. Um sinônimo é enchente, de encher, que veio do Latim implere, “completar, encher muito”, formado por in, “em”, mais plenus, “cheio”, do Grego pléos, “cheio”. Enfim, trata-se de encher demais de água uma região. – E a chuva, de onde vem?

Os principais tipos são: chuva frontal, chuva convectiva e chuva orográfica.

Dependendo da quantidade de água que chove e o tamanho das gotas, podemos descrever a chuva como chuvisco, garoa, aguaceiro, pé-d'água, dilúvio, pancada, etc.

As chuvas são precipitações de água que evaporam a partir da incidência solar e do calor. Elas ocorrem pela formação de nuvens (gotículas de água suspensas no ar), as quais se condensam gerando as precipitações. Basicamente, há três tipos de chuvas: orográficas, convectivas e frontais.

Mas especialistas alertaram que os eventos podem desencadear o tipo mais perigoso de incêndio florestal — o pirocumulonumbus, geralmente chamado de tempestade de fogo.

A luz e o calor provocam a evaporação de parte da água dos mares, rios, oceanos, das folhas das plantas e dos nossos corpos. O vapor de água fica mais úmido e, por ser mais leve do que o ar quente, vai para o alto na atmosfera. As moléculas de água vão se juntando e formam gotículas que se acumulam em nuvens.

As microgotículas de água surgem com a condensação (passagem do estado gasoso para o líquido) do vapor da atmosfera. Essas gotículas, cujo diâmetro é de milésimos de centímetros, são muito leves e ficam flutuando. Somente quando se juntam, formando gotas maiores, é que elas ganham peso suficiente para cair.