São exemplos de precipitação?

Perguntado por: llacerda6 . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.2 / 5 19 votos

Entende-se por precipitação a água proveniente do vapor de água da atmosfera depositada na superfície terrestre sob qualquer forma: chuva, granizo, neblina, neve, orvalho ou geada.

As chuvas podem ser frontais, convectivas e orográficas. Chuva é um tipo de precipitação que ocorre na forma líquida e em temperaturas superiores a 0ºC. As chuvas podem ser caracterizadas a partir de critérios como intensidade, acidez ou origem (esta é a forma mais comum de classificação).

De acordo com o relevo e o clima das regiões que ocorrem as precipitações, as chuvas são classificadas em três tipos:

  • Chuvas Orográficas. ...
  • Chuvas Convectivas. ...
  • Chuvas Frontais.

A resposta correta é "vapor de água".

Precipitação: é como a água cai na superfície da Terra, chuva, neve ou granizo. Os vapores de água condensados na atmosfera retornam para a Terra pelas mudanças de temperatura e ação do vento.

Com muita água condensada na atmosfera, se inicia o processo de Precipitação, onde as gotículas suspensas no ar se tornam pesadas e caem no solo na forma de chuva. Em regiões muito frias a água condensada passa do estado gasoso para o líquido e rapidamente para o estado sólido, formando a neve ou o granizo.

A precipitação ocorre de várias formas, como chuva, granizo e neve. Em conjunto com a evaporação e condensação, a precipitação é uma das três partes principais do ciclo da água no planeta.

Chuvas são a precipitação da água em seu estado líquido. Elas são causadas pela ascensão de correntes de ar quente e úmido na atmosfera. Chuvas são a forma como a água retorna para a superfície terrestre na sua forma líquida, sendo portanto uma importante etapa do ciclo hidrológico. Trata-se de um tipo de precipitação.

A chuva de granizo ocorre através de um ciclo. O ar quente empurra para cima as gotas d'água que formam a nuvem e elas se chocam com outras partículas de água ou gelo, aumentando de tamanho. Quando essas gotas alcançam uma altitude maior, elas encontram uma temperatura congelante.

Quando se misturam as soluções de dois sais solúveis em água, pode suceder que se forme um novo sal insolúvel em água. Esta reacção designa-se por precipitação. Por exemplo, pode obter-se um precipitado de iodeto de chumbo através da mistura das soluções aquosas de iodeto de potássio e de nitrato de chumbo.

As características principais da precipitação são o seu total, duração e distribuições temporal e espacial. O total precipitado não tem significado se não estiver ligado a uma duração. Por exemplo, 100 mm pode ser pouco em um mês mas é muito em um dia ou, ainda mais, numa hora.

Resposta. Resposta: Em meteorologia, precipitação descreve qualquer tipo de fenômeno relacionado à queda de água do céu. Isso inclui neve, chuva e chuva de granizo.